Carreira

Dia do Profissional da Contabilidade: saiba mais sobre a carreira

A área da contabilidade traz ainda várias oportunidades de trabalho e está sempre em desenvolvimento

4 minutos de leitura
Dia do Profissional da Contabilidade: saiba mais sobre a carreira
(Foto: Pressfoto / Freepik)

O Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado em 25 de abril. A área da Contabilidade é uma das carreiras mais tradicionais, e uma das vantagens da profissão é a alta demanda do mercado, já que empresas de todos os portes precisam de um profissional desta área para lidar com as questões de contabilidade, societárias, gerenciais e fiscais do negócio. Mas a carreira traz ainda várias oportunidades de trabalho e está sempre em desenvolvimento.

O profissional de contabilidade está presente em todas as organizações: públicas, privadas, pequenas, médias, grandes, nacionais e multinacionais. É a partir do trabalho dele que a organização poderá ter controle sobre suas finanças e analisar o que pode ser aprimorado para obter maior lucratividade e sustentabilidade. O profissional de contabilidade precisa ter habilidade com números, capacidade analítica, raciocínio lógico e estar sempre atualizado com o mundo dos negócios, para poder auxiliar empresas e gestores.

“As novas tecnologias que surgem a cada dia trazem muitos desafios para o profissional, mas também trazem diversas oportunidades para atuação e atualização de quem atua nessa área”, disse Ronaldo Fróes de Carvalho, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Oportunidades na área

A contabilidade serve para registrar, acompanhar e otimizar as variações no patrimônio de uma entidade, com ou sem fins lucrativos. Ela também trata de questões financeiras, legais e fiscais. O profissional de contabilidade faz muito mais que apurar impostos e a declaração de imposto de renda, área muito importante na profissão, mas não a única.

“Trata-se de um profissional com múltiplas habilidades e conhecimentos para atuar com consolidação de balanços patrimoniais, controle e conciliação em processo de auditoria, IPO (initial public offering ou oferta pública inicial de ações), fundos de investimentos e com profundo entendimento do campo de finanças dentre outros”, diz Natasha Borali, coordenadora adjunta do curso de Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Após se formar em um curso superior de Ciências Contábeis, o profissional tem muitas possibilidades para atuar no mercado.

Auxílio inicial para qualquer empreendedor(a)

Abrir e formalizar uma empresa não é tão fácil no Brasil: são muitos processos, etapas específicas e documentações necessárias. Por isso, é comum que o profissional de contabilidade seja o escolhido para executar essa tarefa.

Depois de se formar, sua atuação poderá incluir ajuda a pequenas, médias e grandes empresas que desejam começar com o pé direito. O profissional de contabilidade para pequenos empreendedores é, no bom sentido, um “faz tudo”, cuidando das etapas iniciais societárias, fiscais, tributárias e trabalhistas.

Organizar os registros financeiros e patrimoniais

Não adianta apenas registrar uma movimentação, como uma venda ou um pagamento ao fornecedor. O profissional também tem que manter tudo organizado e deve sintetizar as informações para passar aos gestores, acionistas e demais interessados, fazendo com que as informações contábeis se tornam ainda mais úteis e que possam ser usadas adequadamente.

Apuração e declarações de impostos

No dia a dia de uma empresa, a apuração e pagamento de tributos merece atenção especial. Afinal, qualquer atraso ou erro pode representar uma perda de regularidade na situação. Com isso, uma das suas funções essenciais atribuídas a este profissional é a apuração de impostos e elaboração de todas as declarações, de acordo com as regras tributárias vigentes.

Identificar riscos e ameaças financeiras

Além de colocar os números no papel, a sua função incluirá fazer uma análise especializada e altamente capacitada das informações financeiras. Com essa ação, é possível identificar onde estão as principais ameaças e oportunidades, tais como investimentos mais rentáveis ou excessos de custos.

Elaborar relatórios gerenciais

Já se foi o tempo em que saber o que é contabilidade era sinônimo de pensar em burocracia. Apesar de essa área envolver algumas tarefas operacionais, ela se tornou muito estratégica com o passar dos anos. É por isso que o profissional precisa elaborar relatórios gerenciais completos. Eles devem apresentar informações relevantes.

Apurar erros, fraudes; cumprir os regulamentos (compliance)

O profissional de contabilidade, por natureza, desenvolve uma característica de investigador, pois precisa cumprir com as regras legais e contábeis. Neste contexto, surge o papel da auditoria. A Auditoria das Demonstrações Financeiras, bem como outras auditorias, são realizadas por profissionais de contabilidade e auxiliam as entidades a cumprirem as regras e minimizarem o risco de erros e fraudes.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes