Política

Acordo entre prefeitura e MP adia vencimento do IPTU para maio e abate valores pagos

Mudanças tentam evitar novo processo judicial por erros nos novos boletos liberados na semana passada

1 minuto de leitura
Acordo entre prefeitura e MP adia vencimento do IPTU para maio e abate valores pagos

O vencimento do IPTU 2023 em Cuiabá deve ser adiado para a metade de maio. E os contribuintes que pagaram o primeiro boleto, antes da declaração de ilegalidade, deverão ser ressarcidos ou terão redução no novo valor. 

Um acordo assinado ontem (24) entre o Ministério Público do Estado (MPE) e a Prefeitura de Cuiabá modifica as datas e resolve as pendências apontadas à Justiça, de cobranças duplicadas. 

O IPTU, cujos boletos foram liberados há 5 dias, começaria a vencer hoje (25). Agora, a primeira parcela ou a cota única, com desconto de 10%, terá prazo até o dia 19 de maio para ser paga. 

A nova data foi acordada na reunião entre MP e prefeitura. Mas ainda depende de homologação do Tribunal de Justiça. O curto prazo de vencimento do imposto foi contestado pelo Ministério Público à Justiça. 

Também foram propostas maneiras de devolver aos contribuintes o dinheiro que já foi pago no boleto que tinha 11 anos de reajuste e foi considerado inconstitucional, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça: 

  • Se o valor pago for menor do que a cobrança corrigida (com vencimento em maio), a prefeitura deve emitir novos boletos apenas com o valor da diferença 
  • Se o valor pago for maior, a prefeitura deverá gerar crédito ao contribuinte para que o imposto de 2024 tenha abatimento da sobra. Esse desconto depende apenas do pedido do contribuinte titular do imóvel. 

A prefeitura, no entanto, não ficará obrigada a emitir novamente os boletos do IPTU. O decreto assinado na quinta-feira (20) pelo prefeito Emanuel Pinheiro diz que os contribuintes devem procurar os órgãos autorizados ou o imprimir o documento pelo site oficial da prefeitura. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
1
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes