Leis e Justiça

Quatro mulheres de Mato Grosso vão ser julgadas por atos antidemocráticos

Elas estão na lista dos denunciados pela PGR por invasão e ataques a prédios em Brasília, no dia 8 de janeiro

1 minuto de leitura
Quatro mulheres de Mato Grosso vão ser julgadas por atos antidemocráticos

Quatro mulheres de Mato Grosso foram transformadas em rés pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invasão de prédios públicos em Brasília e por atos considerados golpistas, no dia 8 de janeiro. 

O julgamento de 100 denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR) foi concluído ontem (24) pelos ministros. Sete votaram pelo julgamento e dois pela anulação das denúncias. 

Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Rosa Weber seguiram o voto do relator Alexandre de Moraes. Kássio Nunes e André Mendonça foram os votos contrários. 

Todos os réus vão ser julgados pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, deterioração do patrimônio tombado, e dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável. 

As rés de Mato Grosso estão presas desde as primeiras ações policiais para o controle dos invasores no STF, Congresso e Palácio do Planalto. Algumas postaram em suas redes sociais vídeos de dentro desses lugares, com falas de ataques aos Poderes. Elas são de Cuiabá (2), Tangará da Serra e Sinop.  

Conforme as investigações, os invasores quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas. O prejuízo é calculado em R$ 26,2 milhões. 

A PGR denunciou 1.390 pessoas por atos antidemocráticos. Os 100 transformados em réus fazem parte da primeira leva de processos em análise pelo STF. A lista da próxima rodada tem 200 nomes. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
4
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
1
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
1
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes