Eleições

Deputado de MT quer que TCU investigue atraso na apuração dos votos

José Medeiros pediu que o Tribunal averigue o contrato de R$ 26 milhões firmado - sem licitação - entre o TSE e a empresa Oracle Brasil Sistemas

2 minutos de leitura
Deputado de MT quer que TCU investigue atraso na apuração dos votos
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Deputado federal por Mato Grosso, José Medeiros (Podemos) solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a abertura de uma investigação sobre o atraso na apuração dos votos na eleição deste domingo (15).

O objeto da investigação seria o contrato firmado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a empresa Oracle Brasil Sistemas. Segundo o parlamentar, a contratação ocorreu sem licitação e previa que a Oracle fornecesse o “supercomputador” que fez a contagem dos votos.

O sistema – utilizado pela primeira vez na eleição deste ano – deu problema e a a divulgação do resultado das eleições acabou atrasando em todo o país.

“A primeira notícia que se teve foi a de que o sistema do TSE havia sido hackeado, posteriormente, houve problemas no acesso ao e-título e, por fim, atraso na contabilização e divulgação dos resultados das eleições”, lembrou Medeiros.

LEIA TAMBÉM

“Diante de todos esses fatos, podemos afirmar uma coisa: o Brasil enfrentou problemas durante as eleições municipais e não se sabe ainda qual o risco que isso representou e pode vir a representar para a democracia brasileira e para credibilidade dos eleitores em nosso sistema eleitoral”, completou.

Além de uma investigação para saber a causa do problema, Medeiros pediu que o TCU apure os motivos de o contrato com a Oracle ter sido firmado sem licitação e se o documento contém alguma cláusula que trate de eventuais falhas na prestação do serviço.

De acordo com que foi publicado no Diário Oficial da União, a empresa Oracle foi contratada na modalidade de dispensa de licitação pelo valor de total de R$ 26,2 milhões.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes