Mudança na transmissão de dados atrasa divulgação de votos

Atualização no site do TSE que deveria ter começado às 17h atrasou mais de duas horas, mas dados estariam sendo contabilizados normalmente

A centralização de dados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atrasou a divulgação do resultado das eleições deste ano em todo o Brasil, incluindo Mato Grosso. A atualização estava prevista para começar às 17h (horário local), mas até 18h50 nenhum dado havia sido divulgado oficialmente. 

Diretor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Mauro Diogo disse em entrevista coletiva agora há pouco que a forma de apuração dos votos foi modificada neste ano. 

“O que acontece é que, até 2018, nós tínhamos uma transmissão descentralizada no país. Em 2020, os votos só passam por aqui em nível de conectividade e são entregues direto ao TSE”.

O problema se intensificou, segundo Diogo, quando os Estados que têm uma hora de atraso em relação à Brasília – como Mato Grosso – também encerraram as votações e passaram a enviar seus dados. A única rede – exclusiva da Justiça Eleitoral – ficou sobrecarregada.

“Nós tivemos um aumento de dados e com isso foi decidido que parássemos de totalizar para receber os boletins, que são mais importantes”, disse. 

Tudo dentro do previsto

Conforme o diretor, o risco do atraso já tinha sido previsto no simulado do novo formato de divulgação, mas o TSE não foi capaz de reproduzir a quantidade de dados, no ensaio, como ocorre no fechamento das urnas. 

Em nota, o TSE informou que os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, só que ele está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto. 

A lentidão no processamento, que atrasa a divulgação dos resultados, está sendo resolvida pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação. 

“Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã”, pontua. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPolícia Federal detém 22 pessoas em MT por crimes eleitorais
Próximo artigoSegurança ou economia?