Eleições 2024

PT, PV e PCdoB não entram em consenso sobre candidato a prefeito de Cuiabá

O conflito entre Lúdio Cabral (PT) e José Stopa (PV) já começa a afetar as articulações para campanha em Cuiabá

2 minutos de leitura
PT, PV e PCdoB não entram em consenso sobre candidato a prefeito de Cuiabá
Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre

Os partidos da federação PT, PV e PCdoB continuam longe de decidir quem será o candidato a prefeito de Cuiabá. A definição, que vem sendo adiada desde o fim do ano passado, tem a chance cada vez mais clara de vir da direção nacional.

Os dois principais pré-candidatos do grupo, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), não resolveram o conflito entre eles. E Stopa mostrou na semana passada que não houve alívio de tensão. “Pode haver consenso, é só o Lúdio desistir”, disse.

A briga entre os dois começou em 2022. O conflito apareceu logo que a federação foi homologada. Os partidos têm feito reuniões periódicas para debater as eleições 2024, mesmo assim ainda não resolveram o conflito.

O problema é que eles precisam ter apenas um nome. Até a eleição de 2026 os partidos da federação estão obrigados por lei a agir como se fossem apenas uma agremiação. Se o acordo não sair até o fim das convenções, a direção nacional terá que intervir.

O diretório local do PT escolheu o nome de Lúdio Cabral no fim de dezembro. A diretoria esperava ter um acordo com os outros partidos o até o fim de fevereiro, ele não veio. A nova data foi adiada para o fim de maio, já às vésperas da convenção.

Mas a posição de Stopa indica que a situação não será tranquila. O vice-prefeito oscilou nos últimos meses sobre uma candidatura. Era o candidato do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e um atrito entre eles enfraqueceu a relação, entre o fim do ano passado e o começo de 2024.

Agora Stopa retomou as articulações de apoio à sua campanha e voltou a receber publicamente o voto de Emanuel Pinheiro, depois que o atrito foi, aparentemente, resolvido. Do ponto de vista dos petistas, isso não é bom. Eles querem distância de Emanuel Pinheiro na campanha política, a preparação é para uma agenda de oposição.

O atrito entre Lúdio e Stopa passa por esse vínculo com Emanuel Pinheiro, além da situação anterior, do início da federação. Na época, ambos já projetavam concorrer a prefeito. Esse choque não teve redução até o momento.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes