Cidades

Depois da dor, o riso: André D´Lucca volta aos palcos neste domingo

7 minutos de leitura
Depois da dor, o riso: André D´Lucca volta aos palcos neste domingo
(Foto: Divulgação)

A vida do ator André D´Lucca deu uma (re)virada em uma data emblemática. No dia 5 de março, dia do seu aniversário, tudo ganhou um novo sentido. Foi como se ele renascesse. Foi a partir deste marco que ele viveu uma dura rotina de hospitais, dor, cansaço, remédios… Mas isso já está ficando no passado.

Nas últimas semanas retomou o controle. Entre ensaios diários e agenda de Almerinda a cumprir, André D’Lucca ele vai ganhando ainda mais força para deixar para trás os desafios que a vida lhe impôs. Tudo começou com uma desnutrição que escondia um mal silencioso. Mas neste domingo (14), ele deixa os fãs totalmente aliviados, pois é esta é a data do seu retorno aos palcos e com um personagem clássico: Almerinda.

Em entrevista ao LIVRE, André contou que havia cancelado dois dias de compromissos, após uma manhã de ensaios. Confidencia que ainda não está 100% e precisa descansar. É que amanhã, ele encena “Os Segredos de Almerinda”, no Teatro Zulmira Canavarros, em sessão única, às 20h.

D’Lucca conta que terapias alternativas vêm funcionando como tratamento complementar e resultando em melhoras surpreendentes. Mas, para o artista, o palco será a mais potente de todas elas: “eu preciso voltar, eu sinto muita falta do meu trabalho”. Um trabalho que chega a uma nova fase, embora ainda acompanhada pela dor.

“Os remédios não resolvem, tive que aprender a lidar com a dor que convivo há quatro meses. De duas semanas para cá, ela foi sumindo e virou apenas um incômodo. Então é sempre uma surpresa quando ela volta. Entendi que ainda estou em processo de recuperação e tenho que ir mais devagar”, conta o ator.

Inclusive, por isso, André vem adiando a estreia da nova peça, inspirada em um livro homônimo de sua autoria, que também pretende publicar. Em “Fenix”, como o próprio nome sugere, ele irá compartilhar com o público seu processo de renascimento. Por hora, o ator busca patrocínio para realização ainda este ano.

(Foto: Reprodução Arquivo pessoal)

Fênix em processo

“’Fenix’ retrata minha trajetória de forma resumida e esse momento que enfrentei. Mas como minha saúde ainda está debilitada, seria muito desgastante o processo de ensaios, sozinho e com equipe, e figurino e cenário novos, que eu quero que se transformem durante o espetáculo com muito movimento”, conta André D’Lucca.

De frente com a morte

O humorista que mobilizou público e artistas de diferentes linguagens, em espetáculo que lotou o Cine Teatro Cuiabá em prol de sua recuperação, conta que os momentos de enfermidade vieram acompanhados do sentimento de impotência e desconstrução do ego e da autossuficiência.

“Eu estive de frente para a morte várias vezes. Tive que trabalhar muita coisa em mim nesses quatro meses de cama. Você não tem para onde ir, é você com você mesmo. Teve momentos que precisei de gente para me dar banho, coisa que nunca passou pela minha cabeça. Então você tem que se entregar ao que está acontecendo”, relembra.

André chegou a ficar em coma mais de 24 horas depois de ser encontrado desacordado no chão do apartamento onde mora sozinho após um desabafo nas redes sociais. “Eu só tô vivo porque era meu aniversário. Eu prometi almoçar com uma irmã e a intuição dela não falha. Ela diz que quando eu desmaiei, ela sentiu”, lembra.

Convivendo há anos com a depressão e ataques virtuais e políticos, o ator conta que estava desnutrido e desidratado: “não tinha vontade nenhuma de comer, não bebia água e achei que estava somatizando a depressão”. Mas após ser internado e passar por cirurgia no abdome para retirar de um linfonodo inchado, ele descobriu que estava histoplasmose, um vírus transmitido pelo morcego. Os médicos chegaram a suspeitar de câncer.

Por isso, André também atribui sua sobrevivência à solidariedade de amigos, fãs e colegas de profissão que organizaram vaquinha online e espetáculo para arcar com suas despesas.

“Demorou muito para gente descobrir o diagnóstico. Já tinha afetado rim, fígado, baço, pâncreas, intestino. E eu só consegui porque tinha dinheiro para exames e hospital particular. Então eu também só tô vivo porque a cidade fez toda essa mobilização, eu não tinha economia. Toda vez que falo disso e penso nisso, eu me emociono”, revela.

“Isso tudo é enredo da peça nova, mas a Almerinda vai fazer algum comentário ou outro, com certeza”, complementa o ator.

Terapia Almerinda

“Almerinda é confortável fazer. Apesar do salto, de todos os enchimentos, da cinta na barriga que pegava justamente onde fiz a cirurgia, ela é uma personagem que eu domino muito. Todo ano tenho como compromisso uma temporada desse primeiro espetáculo dela, o ‘Segredos’, que é o meu clássico”, explica o André D’Lucca.

Almerinda George Lowsbi não passou pelo mesmo que André nos últimos meses. Mas assim como o ator, a personagem também está mais leve, mesmo após suspeita de depressão pós-parto da pequena Alice, que já completa seis meses. Ela também deu uma palavrinha ao LIVRE e contou que a preocupação nos últimos tempos foi outra.

“Eu tava muito preocupada com essa reforma da previdência. Isso tava me tirando o sono! Tinha medo de taxarem as grandes fortunas e mexerem na pensão que eu recebo. É que eu casei oito vezes né, e um deles era militar. Mas graças a Deus, Deus levou e agora tô de boa com essa reforma” revela a socialite.

Mas em uma manifestação de generosidade, Almê, como é chamada, também tranquilizou os funcionários das empresas em que é sócia.

Almerinda grávida de Alice (Foto: Divulgação)

“Eu não fico falando sobre meu patrimônio e contando que eu sou sócia da Bimetal. Mas eu to gerando mais de mil empregou aqui em Mato Grosso, sabe. Afinal, eu contribuo para esse Estado ir para frente, apesar da isenção fiscal do agronegócio. Outro presente de Deus e da Assembleia. Mas meus funcionários podem ficar tranquilos, porque eles não vão ser enquadrados nessa nova lei, vão se aposentar no tempo certo e receber todos os benefícios”, garante.

Sucesso de público

“Os Segredos de Almerinda” comemora 19 anos, em 2019, com sucesso de público. Com texto originalmente criado por D”Lucca, com a colaboração de José Augusto Barbosa, a peça ganhou novo formato com a direção e supervisão de Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães desde 2001.

O enredo protagonizado por Almerinda George Lowsbi, conta ainda um divã e um analista, interpretado pelo ator Wagton Douglas na nova temporada. Neste cenário, o ator faz o público rir durante os 60 minuto – tempo aproximado a uma sessão de análise freudiana – enquanto aguarda a grande revelação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes