Da ansiedade ao empreendedorismo: artista transforma hobby em negócio

Isa Sousa fez da cerâmica e da aquarela um portal para autodescobertas, inclusive, a de que (aos poucos) é possível trocar de profissão

(Foto: George Dias)

Embora simples e objetiva, a palavra “respire” – aplicada cuidadosamente letra por letra numa plaquinha colorida de barro – nunca soou tão poderosa e vital como atualmente. Quem assina esta oração ao tempo em contornos de cerâmica é a artista e jornalista Isa Sousa, também conhecida por Generosa Criativa – seu ateliê que, desde 2019, concede por meio da arte um fôlego extra para o dia a dia mato-grossense.

Se cerâmica tem a ver com tato, beleza e subjetividade, Isa encontrou nela uma porta para autodescobertas.

“Tudo começou em 2018, quando recebi o diagnóstico de um transtorno de ansiedade generalizado (TAG). Além da terapia, procurei alternativas para esquecer um pouco os problemas no ambiente de trabalho que vivia à época e também problemas de ordem pessoal. Comecei primeiro na cerâmica e tentei, sozinha e sem nenhum conhecimento, na aquarela logo em seguida”.

(Foto: George Dias)

Foi em 2019 que Isa mudou sua percepção acerca de seu novo hobby. Um curso de empreendedorismo no Sebrae fez nascer, em uma semana, o nome da marca e a proposta de fazer um ateliê de artes.

“Tínhamos que fazer pesquisa em campo para testar a viabilidade do negócio e foi aí que percebi que o que eu fazia como hobby poderia virar trabalho. Ainda não é minha fonte principal de renda, mas estou trabalhando e fazendo cursos no sentido de poder vir a ser, sim, meu trabalho principal”.

Desde então, a jornada de Isa pelo mundo do empreendedorismo criativo se molda e se renova a cada nova peça e estudo. Foram mais de 20 cursos de aquarela, com diferentes professores e artistas de relevância no país.

“Inclusive, as aulas de cerâmica foram com o Ronei Ferraz, ceramista aqui em Cuiabá com mais de 20 anos de experiência, que é meu mestre até hoje e me aconselha e ajuda com tudo que preciso. Hoje, também faço uma pós-graduação em Arteterapia”.

(Foto: George Dias)

O ateliê

Com o Generosa Criativa, cujo nome é uma homenagem ao seu pai (Generoso), Isa faz do seu trabalho um anfiteatro onde histórias ganham vida e inspiram os demais ao levar a arte até mesmo para aqueles que não sabiam o quanto precisavam vê-la.

“O que me faz continuar é enxergar que a gente pode viver uma vida com mais propósito. A aquarela e a cerâmica me permitem criar, estar em contato com novas pessoas e ser desafiada por elas, quando me pedem encomendas, por exemplo. Me faz querer melhorar, ir atrás de ferramentas, cursos e habilidades que eu nem sabia que tinha”.

De maneira versátil e desmistificada, Isa conquista diariamente novos seguidores e fãs que acompanham suas obras em seu perfil no Instagram (@generosacriativa).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ateliê Generosa (@generosacriativa) em

No toque das mãos – e dos olhos –, a artista transforma a argila e esmalta cores em uma infinidade de itens – de plaquinhas, pratos, incensários, porta-joias, (canecas) baleias, passarinhos, folhas até poemas, como do imortal autor mato-grossense Manoel de Barros.

Pelo universo da aquarela, Isa faz das suas experiências seu guia e dos desafios um incentivo para continuar. De imagens clássicas de Cuiabá ao retrato de Charles Bukowski, um de seus autores preferidos, passando pelo próprio coração pulsando no papel, a artista se aventura em camadas de tintas e referências que habitam a cidade e também libertam a imaginação num voo caloroso por sua alma.

Ficou interessado? O site do ateliê é o www.generosacriativa.com. Mas você também pode entrar em contato pelo Instagram, http://instagram.com/generosacriativa.

(Por Emily Antonetti/Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.