Principal

Cururu e siriri são destaques da programação da Festa de São Gonçalo

3 minutos de leitura
Cururu e siriri são destaques da programação da Festa de São Gonçalo

Divulgação

flor ribeirinha

Na sexta-feira, Flor Ribeirinha participa da festa com direito a apresentação de trabalho novo

As comemorações dos 300 anos de São Gonçalo Beira Rio seguem até o domingo na região que é berço da cultura cuiabana. Depois da procissão fluvial realizada no dia 7, as festividades reiniciam nesta quinta-feira (11), a partir das 19 horas, com reza do terço e tradicional levantamento de mastro.

Na sequência, às 20 horas, tem Festival de Cururu com participação especial da Associação de Cururu Tradição Cuiabana.

O cururu é uma dança de homens com cantos de desafios que narram fatos bíblicos sobre o santo que está sendo homenageado, no caso, São Gonçalo de Amarante. Instrumentos tradicionais como violas de cocho e ganzá dão ritmo à grande festa que em seu ápice, conta com os cururueiros sapateando energicamente.

Já na sexta-feira (12), o siriri é que foco das atenções do público que visitará a comunidade. A partir das 20 horas haverá apresentação com grupos oriundos de São Gonçalo.

Logo, às 21 horas, serão feitas homenagens ao santo, com a Dança de São Gonçalo, tradição de mais de 70 anos. De acordo com festeiros, a atualmente a dança é organizada em pagamento de promessa devida a São Gonçalo e é também considerada dança de votos de solteironas que desejam se casar. Um altar com a imagem deste santo é armado e em frente a ele a dança se desenvolve.

Noite adentro, tem programação cultural com a participação e vários artistas locais. O Flor Ribeirinha, expressão maior, se faz presente com presente também com o grupo Sementinha Cuiabano, com 60 crianças que além de dançar o siriri aprendem a arte da cerâmica.

Para enriquecer a programação, haverá apresentações das cantoras Deise Águena, Vera Capílé, de Edmilson Maciel, do poeta Ivens Cuiabano Scaf, além dos grupos folclóricos Siriri Voa Tuiuiu (bairro Itapajé), Grupo de São Gonçalo e por fim, Flor Ribeirinha, que estreia trabalho novo.

Secom-Cuiabá

procissão fluvial são gonçalo

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes