Judiciário

Cuiabano é condenado a 16 anos de prisão por vandalismo em Brasília

Juvenal Alves Correa de Albuquerque, eletricista, foi preso no Palácio do Planalto no dia do ataque.

1 minuto de leitura
Cuiabano é condenado a 16 anos de prisão por vandalismo em Brasília
(Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O cuiabano Juvenal Alves Correa de Albuquerque foi condenado a 16 anos e 6 meses de prisão por invasão e ataque a prédios públicos em Brasília no dia 8 janeiro de 2023. 

A condenação foi publicada ontem (16) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na série de julgamentos de envolvidos nos atos de vandalismo. Juvenal também deverá pagar parte da multa R$ 30 milhões aplicada em conjunto aos já condenados. São 71 pessoas até o momento. 

Como vem acontecendo nos casos da série, a maioria dos ministros seguiu o voto do relator ministro Alexandre de Moraes. Segundo ele, a participação de Juvenal no vandalismo ficou “comprovada” em fotos e vídeos feitos por ele mesmo e encontrados em seu celular. 

“O conjunto probatório comprova que o acusado esteve na Capital Federal no dia 08/01/2023 para participar de manifestação de apoio a uma intervenção militar. Para tanto, esteve no QGEx. de Brasília entre os dias 07 e 08, aderiu ao grupo que se dirigiu à Praça dos Três Poderes, chegando a invadir, em contexto de violência, o Palácio do Planalto”, disse o ministro. 

Juvenal Alves Correa de Albuquerque, eletricista, foi preso no Palácio do Planalto no dia do ataque. Em um vídeo encontrado em seu celular, ele diz: Aí, gurizada, tá tudo tomado, viu?”. Ele havia sido solto em dezembro com medidas cautelares.  A setença será cumprida, inicialmente, em regime fechado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes