Cuiabano atua na produção de moda de importantes marcas brasileiras

Fábio Motta

Lauro Justino

 

Lá pelos idos de 2008, uma turminha fashionista que ainda estava na faculdade e ao mesmo tempo engajada em coletivos artísticos de Cuiabá, começava a revelar os primeiros blogueiros de moda da cidade.

Muitos deles perseveraram, ampliando os horizontes. Caso de Lauro Justino, que nos últimos anos, além de atuar na assistência de figurinos para novela, seriado e programa de TV e emplacar ensaios conceituais em revistas, dá início a uma nova fase em conceituada agência de São Paulo, a Obvious.

Nesta ele já atuou na assistência criativa de campanhas para C&A e ainda, na produção de moda de outra importante marca, a Melissa, dentre outros trabalhos. Para ir mais fundo na carreira, o cuiabano formado em moda pela Unic, acaba de trocar o Rio de Janeiro – onde viveu por três anos – por São Paulo, onde chegou há seis meses.

Produção de moda para a Melissa

Produção de moda de Lauro Justino para a Melissa

Em Cuiabá começou a trilhar o caminho, atuando na produção de peças publicitárias e filmes e em outras iniciativas com parceiros locais, como a ETC e-Mag e a marca Recall-q com a influencer e estilista, Bianca Poppi. “Ela é minha musa”, brinca. Os dois são amigos de longa data.

Felipe Barros

Lauro Justino

Coleção Tem que Desfrutar, da Recall-q

Hoje, ele tem colhido bons resultados, mas à custa de muita perseverança. “Passei por muitos perrengues, tive muita vontade de desistir, porém, segui firme no meu objetivo. Às vezes ganhei pouco, quase nada, tive que me desdobrar muito, ainda que a minha família me apoiasse também”.

No Rio de Janeiro, fez assistência de figurino para a figurinista Su Tonani na novela global A Regra do Jogo, figurinos testes para o seriado da Fox, Bruna Surfistinha e ainda, trabalhou para a cuiabana Crix Mux em campanhas publicitárias.

Foi então que no final de 2015 entrou para a Obvious Agency. “Minha chefe é a diretora criativa, a Marcela Ceribelli. A gente forma uma boa dupla”.

Acervo Pessoal

equipe Obvious

Equipe Obvious

O ambiente virtual continua atraindo as atenções de Lauro Justino mesmo em meio ao cotidiano acelerado. O blog Chitta Bonita foi substituído pelo multimídia Tumblr. No Sem Foco ele faz produções mais ousadas. Foi assim que ele ganhou a atenção de revistas internacionais e do estilista Nicola Indelicato no lookbook da coleção Souvenir D´Italie, revelou algumas peças da coleção estampadas com fotos que ele descobriu no Sem Foco.

Grife italiana Nicola Indelicato

Atualmente Lauro também é colaborador das revistas Elska Magazine, de Londres e Hiss Mag de Ohio (EUA) e já contribuiu com a Pineapple Mag.

Lauro Justino

As inspirações para desenvolver o conteúdo autoral e conceitual são variadas. “São um mix de tudo, de coisas que vejo na internet – sou viciado em Tumblr -, sites, vídeos e instagram. E os movimentos de rua me chamam muito a atenção”.

Sobre as tendências? “Acho muito difícil falar sobre isso, é até um pouco comprometedor. Soa como ditadura da moda. Mas eu tenho percebido o surgimento de marcas mais street e alguns brechos vindo à tona de forma bem mais consciente”, aponta.

Lauro Justino conta que não vê a hora de ver a família. “Sou cuiabano de pé rachado e chapa e cruz, como diz mamãe. Minha família mora toda em Cuiabá. Queria ir mais, mas não tenho conseguido. A última vez que fui ver a família foi em 2016. Ano passado não deu por conta da mudança de uma cidade para outra. Mas eu estou contando os dias”, declara-se.

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