Brasil

Coronavírus: OMS declara estado de emergência global e infectologista dá dicas

Evitar aglomerações, lavar as mãos e usar álcool em gel são algumas das formas de prevenção; saiba mais

2 minutos de leitura
Coronavírus: OMS declara estado de emergência global e infectologista dá dicas
(Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)

A Organização Mundial de Saúde declarou, nesta quinta-feira (30), estado de emergência global diante do coronavírus, que já registrou 7,7 mil casos em todo o mundo.

Somente na China, principal local de multiplicação do vírus, 170 mortes foram contabilizadas. Ainda, 98 casos de contaminação também foram registrados em 19 países. Entre eles o Brasil, onde o Ministério da Saúde investiga nove casos suspeitos.

Os casos têm sido registrados em pessoas que viajaram para a cidade de Wuhan, foco do surto na China. Também são vítimas quem teve contato com pessoas que passaram pela cidade.

Apesar do alerta, a OMS reconheceu os esforços do país para conter o surto e afirmou que não há necessidade de proibir viagens ou o comércio internacional com o país.

O vírus

A infectologista do Complexo Hospitalar de Cuiabá, Bianca Coelho Damin, explica que o vírus ataca o sistema respiratório, causando sintomas desde um simples resfriado a manifestações mais graves, como as síndromes respiratórias “aguda grave” e “do oriente médio”.

Entre os sintomas ela cita tosse, falta de ar, dificuldade para respirar, febre e prostração. Além disso, também pode ocorrer problemas gástricos e diarreia.

Bianca explica que pessoas assintomáticas, ou seja, que não estão com a doença manifestada, também transmitem o vírus.

No entanto, ela diz que é preciso evitar o pânico e ter bom senso em primeiro lugar. A médica orienta que o melhor é se cuidar e ficar atento às formas de prevenção.

“De maneira geral, pensando em prevenção, as pessoas têm que evitar aglomerações, lavar as mãos, usar álcool em gel e, dependendo do caso e do lugar, usar máscaras”, finaliza.

(Com Agência Brasil e assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes