Cidades

Seduc não permitirá gravação de vídeos com alunos em escolas

2 minutos de leitura
Seduc não permitirá gravação de vídeos com alunos em escolas
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) se posicionou por meio de nota emitida nesta quarta-feira (27), contrária à carta enviada pelo Ministério da Educação (MEC). No documento, o ministério pedia a leitura da carta que continha o slogan do Governo Bolsonaro, além da execução do hino nacional e a gravação do ato.

A Seduc disse que ainda não foi comunicada oficialmente sobre o documento, mas que não permitirá a gravação de vídeos com alunos em ambiente escolar. Além disso, a secretaria defendeu pactos pela melhoria da qualidade do ensino e não os que contém referências político-partidárias.

Para a secretaria, a medida deveria ser primeiramente discutida com a comunidade escolar, em respeito aos princípios democráticos e a autonomia das escolas e que o hino nacional deve ser cantado de forma espontânea e não imposta.

Após a polêmica, o MEC informou nesta terça-feira (26) que uma nova mensagem deve ser emitida, dessa vez sem o slogan da campanha presidencial. Mantendo ainda o discurso de gravar a execução do hino nacional, o ministério esclareceu que a filmagem só aconteceria mediante autorização legal da pessoa filmada.

Confira na íntegra a nota da Seduc:

Em relação à carta enviada pelo Ministério da Educação às escolas de todo o país, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso informa que não foi comunicada oficialmente.

No entanto, posiciona-se contrária a tal ação e informa que as escolas da rede estadual não vão adotar esse procedimento, por acreditar que ao invés de fazer pactos político-partidários, é importante que se faça pactos pela melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado.

A Seduc acredita que tal ação deveria ser discutida com a comunidade escolar antes de ser adotada, pois a forma com que está sendo imposta vai contra os princípios da democracia e desrespeita a autonomia das escolas.

Em Mato Grosso, as escolas já trabalham, dentro do projeto político pedagógico, questões relacionadas à ética, cidadania e ao civismo, que inclui cantar o hino nacional como uma prática da rotina escolar, principalmente no início do ano letivo, durante a acolhida aos alunos, mas isso é feito de forma espontânea e sem imposição alguma.

A Seduc deixa claro que não permitirá a gravação de vídeos com alunos no ambiente escolar, tampouco a leitura de cartas que pregam ideologia político-partidárias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes