Uma campanha contra assédio sexual no transporte público de Cuiabá e Várzea Grande gerou desconforto entre militantes do movimento negro. A foto de um homem negro algemado nos cartazes da campanha fez com que o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso (CEPIR-MT) pedisse nesta quarta-feira (14) a retirada do material gráfico que contém a imagem.

A campanha veiculada pela Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) alerta para a possibilidade de detenção de homens flagrados cometendo assédio ou abuso sexual contra mulheres no transporte coletivo. Os cartazes contêm a frase “Desça no seu ponto final, não na delegacia”.

Além de ter sido colado nos nos ônibus do transporte o material também foi espalhado nos terminais da região metropolitana de Cuiabá. Na opinião da presidente do CEPIR-MT, Antonieta Luiza Costa, a campanha reforça estereótipo de criminalidade que existe em relação a população negra no Brasil. No ofício assinado por ela, a entidade pede a retirada.

“O CEPIR-MT não compactua com a imagem colocada no cartaz, o qual acaba discriminando e denegrindo a imagem do homem negro”, diz trecho do ofício que foi encaminhado ao secretário Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Wilton Coelho Pereira.

No documento, o Conselho também esclarece que não é contra a campanha em sim, uma vez que se trata de uma ação necessária para combater um crime que, assim como o racismo, atinge a uma minoria identitária da sociedade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes