Uma inédita solução em agricultura digital – baseada em sistema de voz – acaba de ser lançada pela adtech AgrusData. Batizada de “Sr. Campos”, a ferramenta é um assistente virtual inteligente que entrega por voz ao produtor rural informações, análises e recomendações referentes às mais diversas variáveis e tarefas do dia a dia da atividade agropecuária.

O clima, a umidade do solo, telemetria de máquinas, gestão de silos, controle de irrigação, tudo pode ser questionado ao “Sr. Campos”. Conforme a fabricante, a plataforma de inteligência artificial tem como objetivo melhorar a tomada de decisão do produtor rural e do empresário da agroindústria.

Os dados, que servem de base para o dispositivo de voz, são oriundos de informações reais coletadas da própria propriedade agrícola – obtidas por meio de diversos sensores -, e de demais fontes confiáveis para a agropecuária, como, por exemplo, a Embrapa.

Herlon Oliveira, CEO da AgrusData e diretor-fundador da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), explica que “os dados primários são encaminhados para servidores em nuvem, onde são analisados por algoritmo, que gera predições e as entrega ao produtor, inclusive por mensagens de SMS  – sem precisar de conexão de Internet”.

Por trás do sistema de voz, esclarece Herlon, há uma plataforma digital preditiva específica para o agro, que combina soluções de Internet das Coisas (Iot), big data e inteligência artificial, que conforme é utilizada vai “aprendendo” e oferecendo recomendações cada vez mais precisas.

YouTube video

Sobre a AgrusData

Criada em 2016, a AgrusData é uma agtech brasileira especializada na implantação de infraestrutura e sistemas de Internet das Coisas (Iot), big data e inteligência artificial para o agronegócio. As soluções digitais da empresa antecipam cenários e oferecem predições para melhor tomada de decisão do produtor rural e empresário da agroindústria, que perseguem continuamente redução de custos, ganhos de eficiência e melhor rentabilidade. 

A AgrusData foi uma das empresas selecionadas para ser residente no InovaBra habitat, centro de coinovação vinculado ao Bradesco, localizado na capital paulista. A empresa mantém parcerias com a Embratel para implantação de infraestrutura de telecom pelo País e com a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) para emissão de CPR digital em troca de serviços de agricultura digital.  

*Com assessoria 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes