Conheça “Sr. Campos”, o assistente virtual que entrega dados para o produtor

A plataforma de inteligência artificial funciona por voz e foi desenvolvida pela AgrusData

Uma inédita solução em agricultura digital – baseada em sistema de voz – acaba de ser lançada pela adtech AgrusData. Batizada de “Sr. Campos”, a ferramenta é um assistente virtual inteligente que entrega por voz ao produtor rural informações, análises e recomendações referentes às mais diversas variáveis e tarefas do dia a dia da atividade agropecuária.

O clima, a umidade do solo, telemetria de máquinas, gestão de silos, controle de irrigação, tudo pode ser questionado ao “Sr. Campos”. Conforme a fabricante, a plataforma de inteligência artificial tem como objetivo melhorar a tomada de decisão do produtor rural e do empresário da agroindústria.

Os dados, que servem de base para o dispositivo de voz, são oriundos de informações reais coletadas da própria propriedade agrícola – obtidas por meio de diversos sensores -, e de demais fontes confiáveis para a agropecuária, como, por exemplo, a Embrapa.

Herlon Oliveira, CEO da AgrusData e diretor-fundador da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), explica que “os dados primários são encaminhados para servidores em nuvem, onde são analisados por algoritmo, que gera predições e as entrega ao produtor, inclusive por mensagens de SMS  – sem precisar de conexão de Internet”.

Por trás do sistema de voz, esclarece Herlon, há uma plataforma digital preditiva específica para o agro, que combina soluções de Internet das Coisas (Iot), big data e inteligência artificial, que conforme é utilizada vai “aprendendo” e oferecendo recomendações cada vez mais precisas.

Sobre a AgrusData

Criada em 2016, a AgrusData é uma agtech brasileira especializada na implantação de infraestrutura e sistemas de Internet das Coisas (Iot), big data e inteligência artificial para o agronegócio. As soluções digitais da empresa antecipam cenários e oferecem predições para melhor tomada de decisão do produtor rural e empresário da agroindústria, que perseguem continuamente redução de custos, ganhos de eficiência e melhor rentabilidade. 

A AgrusData foi uma das empresas selecionadas para ser residente no InovaBra habitat, centro de coinovação vinculado ao Bradesco, localizado na capital paulista. A empresa mantém parcerias com a Embratel para implantação de infraestrutura de telecom pelo País e com a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) para emissão de CPR digital em troca de serviços de agricultura digital.  

*Com assessoria 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBrasil aumenta em 94% exportações de algodão e Mato Grosso registra recordes
Próximo artigoDa gravação à divulgação: estúdio promete fortalecer o mercado em Mato Grosso

O LIVRE ADS