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Comércio eletrônico: 58% dos brasileiros preferem fazer compras pela internet

Pesquisa aponta que são poucas as vantagens que o comércio tradicional ainda tem sobre o e-commerce

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Comércio eletrônico: 58% dos brasileiros preferem fazer compras pela internet
(Foto: Thirdman / Pexel)

Você se lembra a última vez que saiu de casa para fazer compras em uma loja física? Até pouco tempo, essa pergunta soaria absurda. Hoje em dia, nem tanto. É o que aponta uma pesquisa sobre as tendências do e-commerce brasileiro para 2024.

Segundo o levantamento, nos últimos 6 meses, 58% dos entrevistados fizeram mais compras pela internet do que em lojas do comércio tradicional. A praticidade de comprar sem sair de casa (57%) e os preços – quase sempre mais baixos do que nas lojas físicas – (58%) são os principais motivos que impulsionam essa escolha.

A pesquisa foi realizada pela Opinion Box e Octadesk com 2.088 consumidores e destaca que a frequência de compras online tem aumentado: 64% dos entrevistados disse ter feito mais compras online em 2023 do que fez no ano anterior.

Os dados apontam para uma consolidação do comércio eletrônico, tendo em vista, também que mais de 40% desses consumidores já compram em lojas virtuais há mais de 5 anos, sendo 18% deles clientes online há mais de uma década.

Devo investir em uma loja virtual, então?

A pesquisa sugere que sim! Embora sejam várias as formas de se fazer vendas online, a maioria dos consumidores que faz compras pela internet (63%) prefere usar lojas virtuais ou sites próprios do comércio em questão. Outros 60% também consideram confortável fazer compras em marketplaces.

Se você é comerciante e, até agora só tem feito vendas pelo WhatsApp ou outras redes sociais, pode estar frustrado. O levantamento revela que só 9% e 12% (respectivamente) dos clientes gosta de usar esses canais para compras online.

A maioria dos usuários acaba utilizando o WhatsApp mais para tirar dúvidas (77%) e receber suporte (69%) sobre os produtos desejados.

(Foto: Reprodução/ Opinion Box e Octadesk)

Mas não basta só ter a loja virtual

A pesquisa aponta também os motivos que mais atraem os consumidores para o comércio eletrônico. E a praticidade e os preços mais baixos não são os principais fatores.

O frete grátis (73%) e as promoções (64%) ainda são os principais atrativos do e-commerce.

Às lojas físicas, restou a vantagem da rapidez para levar para casa e o contato com o produto. 57% dos consumidores disseram que preferem lojas físicas quando precisam do item na hora, ou seja, não querem esperar a entrega. E outros 55% escolhem o comércio tradicional quando precisam ver e tocar no produto antes de comprar.

Para os especialistas da Opinion Box e Octadesk, esses dados revelam que quem tem uma loja online precisa, cada vez mais, investir em logística e na experiência de compra dos clientes.

Também é bom ficar sabendo que a maioria esmagadora desses clientes, 71%, faz compras pelo celular. Então, sua loja online precisa estar preparada para funcionar bem nesses dispositivos.

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