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Fim de uma Era? Pesquisa revela a queda da influência dos influenciadores digitais

Pesquisa aponta que influenciadores digitais estão desacreditados e que consumidores têm preferido conteúdo gerado pelos usuários das marcas

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Fim de uma Era? Pesquisa revela a queda da influência dos influenciadores digitais
(Foto: George Milton / Pexels)

Os influenciadores digitais já não são tão influentes assim. Pelo menos nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa realizada recentemente pela EnTribe. A mudança de comportamento do público já ganhou até nome: “fadiga do influenciador”.

Segundo o estudo – realizado com mais de mil consumidores americanos, com idade entre 18 e 60 anos -, as pessoas têm acreditado, cada vez mais, em marcas que promovem conteúdo gerado pelos próprios usuários do produto vendido.

O conteúdo orgânico, como é chamado no marketing, passa mais confiança para 86% dos entrevistados na pesquisa. Enquanto isso, apenas 12% manifestaram preferência por produtos promovidos por influenciadores digitais.

Ninguém aguenta mais influenciadores digitais?

Uma das principais críticas feitas pelos consumidores é a percepção de que o conteúdo dos influenciadores está perdendo qualidade. Cerca de 54% dos entrevistados mencionaram que ao notar essa queda na qualidade do conteúdo, deixam de seguir o profissional. Além disso, 35% apontaram o excesso de propaganda e posts patrocinados como algo cansativo.

No entanto, a realidade nos Estados Unidos parece ser diferente de países emergentes, como o Brasil, segundo dados de outra pesquisa, realizada pela Opinion Box em parceria com a Influency.me.

Esse levantamento aponta que, no Brasil:

  • 75% dos internautas seguem influenciadores nas redes sociais
  • 43% já realizaram uma compra influenciada por esses profissionais
  • 58% consideram provável voltar a comprar produtos recomendados por influenciadores digitais

Dados assim, conforme o levantamento da EnTribe, é o que tornam o Brasil líder mundial no marketing de influência digital. A China é a segunda colocada no ranking.

Marketing de influência é um mercado em alta no Brasil

Com números tão expressivos, é claro que o mercado do marketing de influência ainda está em alta no Brasil. Conforme a Opinion Box, mais de meio milhão de pessoas trabalham nesse ramo no país, afinal 3 em cada 4 brasileiros seguem influenciadores nas redes sociais.

A maior parte desse público é composto por mulheres jovens, com idade entre 16 a 29 anos.

E se você quer se tornar um influenciador digital, a pesquisa também aponta que os assuntos preferidos dos brasileros são:

  • Viagem e Turismo: 36%
  • Finanças: 35%
  • Saúde/Fitness: 34%
  • Humor: 31%
  • Gastronomia/Receitas: 25%

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