Cuiabá

Com 20 votos favoráveis, Câmara aprova aumento do número de vereadores em Cuiabá

Com base no novo Censo do IBGE, a cidade está autorizada a aumentar o número de parlamentares de 25 para 27.

1 minuto de leitura
Com 20 votos favoráveis, Câmara aprova aumento do número de vereadores em Cuiabá
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre )

Com 20 votos favoráveis e em regime de urgência, a Câmara de Cuiabá aprovou hoje (21) o Projeto de Emenda à Lei Orgânica que altera o número de vagas no legislativo municipal a partir de 2025.

Essa foi a 1ª votação, a segunda está prevista para ocorrer em 3 de outubro.

Conforme o LIVRE adiantou, quantidade de eleitos para as casas legislativas (câmaras municipais, assembleias legislativas, Câmara Federal e Senado) é definida por três critérios: população, arrecadação e território.

A hipótese de agora passou a ser cogitada após a divulgação da população de Cuiabá pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número de habitantes subiu de 551.098 (2010) para 650.912 (2022) – estimativas dos 2 últimos recenseamentos. Com essa população, Cuiabá passou a ter direito a acrescentar mais 2 cadeiras de vereadores na Câmara.

Conforme especificado no texto da proposta, o aumento no número de vagas não resultará em um aumento no duodécimo, pois esse valor é calculado com base na receita tributária e nas transferências efetivamente realizadas no exercício anterior.

“Eu tinha essa preocupação em razão de que, primeiro, para aprovarmos uma matéria dessas nós precisamos ter a declaração do ordenador e em razão disse precisávamos desse levantamento. Segundo, porque eu não sei quem será o presidente em 2025, então preciso ser responsável, não posso deixar um gatilho para um próximo presidente acabar se prejudicando”, alegou Chico 2000, presidente da Câmara.

Leia também

Por que o número de vereadores em Cuiabá pode subir de 25 para 27?

Câmara de Cuiabá tem “moral” para aumentar as vagas para vereadores?

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes