Principal

Cinco cidades de MT estão entre as 20 com maior rebanho do país

3 minutos de leitura
Cinco cidades de MT estão entre as 20 com maior rebanho do país

Agência Estado

Gado

 Mato Grosso possui cinco municípios entre os 20 com maior rebanho no país

Mato Grosso é conhecido como o campeão da pecuária nacional, com aproximadamente 30 milhões de animais entre bovinos e bubalinos. O Estado tem cinco municípios entre os 20 que detém os maiores rebanhos do país: Cáceres, Juara, Vila Bela da Santíssima Trindade, Alta Floresta e Vila Rica.

Somados, os rebanhos destas cidades se aproximam dos 4,5 milhões de animais, cerca de 15% do total em Mato Grosso. Os dados são do Perfil da Pecuária no Brasil, elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). Essa é a terceira edição do estudo, que teve como ano base o rebanho registrado em 2015.

Na última semana, por ocasião da divulgação do resultado da campanha de vacinação contra a febre aftosa, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado divulgou outro ranking atualizando os números dos maiores rebanhos de Mato Grosso.

REBANHO RANKING

 

A dobradinha Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade continua. A primeira figura como a grande campeã, com 1,086 milhões de cabeças, enquanto Vila Bela registrou 991 mil animais.

Juara, Alta Floresta e Juína aparem na sequência com 945 mil, 741 mil e 717 mil cabeças, respectivamente. Os três municípios, localizados entre o Norte e Oeste do estado, já sentem a chegada da agricultura.

“A gente nota que rebanho está evoluindo onde a cria é mais intensa”, destacou o superintendente da Associação dos Criadores (Acrimat), Francisco Manzi. “Em Juara, por exemplo, a agricultura começou a tomar espaço”, completou.

Na sexta posição aparece Pontes e Lacerda, com pouco mais de 658 mil animais. Em sétimo lugar está Vila Rica, com um rebanho de 612 mil cabeças. A oitava colocação é de Porto Esperidião, com 566 mil animais. Nas últimas posições entre os dez maiores, figuram Santo Antônio do Leverger (556 mil cabeças) e Poconé (497 mil cabeças).

Quando se trata da evolução do rebanho, Santo Antônio do Leverger ocupa a primeira posição, com um avanço de 25% nos últimos dez anos. Em relação às últimas duas décadas, o rebanho que mais cresceu foi o de Vila Rica: o número de animais quase quintuplicou, registrando acréscimo de 493%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes