Tecnologia e Inovação

Cibersegurança: 3 golpes financeiros que devem estar em alta em 2024

Neste ano, você deve ficar ainda mais atento aos golpes. Nem na voz dos parentes e amigos vai ser possível confiar

2 minutos de leitura
Cibersegurança: 3 golpes financeiros que devem estar em alta em 2024
(Foto: Sora Shimazaki / Pexel)

A tecnologia evolui e os golpistas que se aproveitam dela para lucrar também. Então, para (tentar) não cair em golpes financeiros neste ano, leia com atenção as próximas linhas. As informações são da empresa especializada em cibersegurança Kaspersky.

1. Golpe da voz gerada por inteligência artificial

Sabe aquele golpe antigo em que o criminoso rouba o número da vítima e sai mandando mensagens via WhatsApp para todos os contatos, pedindo dinheiro “emprestado”? Segundo a Kaspersky ele pode ter sido aprimorado com o uso da inteligência artificial.

Uma vez tendo acesso ao WhatsApp da vítima, os criminosos agora podem usar áudio gravados por ela para ensinar inteligências artificiais a reproduzirem essa voz. Dessa forma, eles podem sim mandar um áudio para que você acredite se tratar de um pedido legítimo de um amigo ou parente.

Como se proteger?

A melhor saída é ligar para a pessoa e conversar, de fato, em tempo real com ela para ter certeza sobre o pedido. Além disso, sempre confira os dados pessoais e bancários na hora de fazer a transferência do dinheiro, se isso for mesmo necessário.

2. Golpe do copia e cola do Pix

A Kaspersky afirma que os golpistas também descobriram técnicas para te enganar até quando faz o típico control+C e control+V de um código Pix de uma loja online, por exemplo. Você acha que está copiando os dados bancários da loja, mas na verdade não e o dinheiro acaba desviado para outra conta.

Como se proteger?

Aqui vale, novamente, a regra de conferir com muita calma e atenção os dados bancários da loja ou pessoa para quem você está fazendo a transferência. Além disso, sempre que for fazer uma compra online, confira o endereço eletrônico, preste bastante atenção em todos do site. Na dúvida, não clique em links de anúncios e prefira digitar você mesmo o endereço eletrônico no navegador.

3. Golpe do falso QR Code

Essa é uma versão parecida com o golpe do copia e cola, mas neste caso, os criminosos trocam a imagem do QR Code do Pix do destinatário do dinheiro.

Nesse casos, aplicar o golpe é relativamente mais simples, já as imagens do QR Code não são nada fáceis de serem distinguidas umas das outras. Além disso, o pagamento por essa via costuma ser muito mais simples e rápido.

Como se proteger?

Não ceder à pressa! Antes de dar o ok, confira os dados da conta para onde o dinheiro está indo.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes