Tecnologia e Inovação

Esqueceu a senha? Especialista em segurança cibernética dá dicas para evitar essa situação

Sabe aquele conselho sobre não anotar suas senhas em lugar nenhum? A especialista em segurança cibernética diz que não é o melhor do mundo

2 minutos de leitura
Esqueceu a senha? Especialista em segurança cibernética dá dicas para evitar essa situação
(Foto: Ideogram)

Sua senha deve ter entre 6 e 8 caracteres, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Quem nunca reclamou dessas regras, que atire a primeira pedra. E quem nunca esqueceu uma senha logo depois de ter criado? É por situações assim que a especialista em segurança da informação Rebeca Silva diz que aquele conselho, “não anote suas senhas em nenhum lugar”, é um péssimo conselho.

O problema dessa recomendação, segundo ela, é que o medo de esquecer a senha nos leva a criar senhas fracas ou, pior, reutilizar uma mesma senha em vários sistemas diferentes. “É por isso que anotar suas senhas não é um crime. A questão não é anotar e, sim, onde você guarda essa anotação”, ela diz.

Então, onde anotar minhas senhas?

A resposta obvia é: num caderno ou papel específico para isso. Uma recomendação antiquada, é verdade, mas eficaz. Já a dica menos obvia é: guarde esse caderno em um local seguro, que só você tenha acesso.

Quer uma solução melhor? Rebeca afirma que os gerenciadores de senhas são uma boa opção. Eles são programas ou aplicativos específicos para armazenar, organizar e até criar senhas. Mas tem um porém: eles também precisam de uma senha.

“Eles precisam de uma senha master que, normalmente, não pode ser resetada por motivos de segurança. Então, se você esquecer já era”, ela diz.

“Meu conselho é: tenha um gerenciador de senhas, tenha uma senha master bem forte e anote ela em lugar seguro”, ela completa.

E por que as senhas têm que ser tão complicadas?

A complexidade das senhas é crucial para sua segurança online. Cibercriminosos possuem ferramentas avançadas para descobri-las, então, quanto mais complexas as senhas forem, mais difícil será para eles.

Rebeca diz ainda que reutilizar a mesma senha em vários serviços é a pior coisa que você pode fazer. Isso porque, se ocorrer um vazamento de dados em um serviço, suas outras contas, em diferentes plataformas, também podem ser expostas.

Segurança cibernética é uma questão de prevenção, e adotar práticas seguras pode evitar dores de cabeça no futuro.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes