Chapada declara Situação de Emergência; prejuízo é de mais de R$ 23 mi

Incêndios se multiplicam na zona rural, urbana e em áreas de proteção ambiental

Incêndio Apa Chapada (MT Gov)

Nesta tarde de quinta-feira (12), a Prefeitura de Chapada dos Guimarães decretou Situação de Emergência por conta do número de áreas afetadas pela seca e incêndios que se multiplicam na zona rural, urbana e de proteção ambiental.

Além da concentração de fumaça, que tem elevado o número de atendimentos médicos nos postos de saúde, muitos produtores rurais e criadores de gado, a exemplo, têm informado sobre a perda de lavoura, destruição do solo de plantio e morte de animais. É crítica também, a situação dos animais que habitam o Parque Nacional de Chapada.

A medida foi tomada, depois de um levantamento dos danos causados pelos incêndios, realizados pela Defesa Civil, ICMBio, sindicato rural e servidores do município.

De acordo com comunicado da Prefeitura de Chapada, “foram despendidos todos os esforços e ações até a presente data pela Administração Municipal, no sentido de corrigir a situação, e mesmo assim os problemas e as dificuldades persistiram, exaurindo toda a capacidade operativa e financeira do Município”.

Prejuízo

Segundo a assessoria da Prefeitura, os danos causados pelos incêndios florestais afetaram cerca de 10 mil pessoas, tendo ainda obrigado o município a contrair despesas não previstas em seu orçamento. O prejuízo é estimado em R$ 23,16 milhões.

“Situações de anormalidade nas diversas áreas do município continuam a exigir do Poder Público a adoção de medidas urgentes para restabelecer a normalidade, sob pena de causar ainda maiores prejuízos à população, problema este que ainda não há previsão de chuva para os próximos dias”.

O decreto também autoriza mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBurger King orienta seus clientes a irem ao McDonald’s
Próximo artigoQuase 10 milhões de pessoas usarão dinheiro do FGTS para pagar dívidas

O LIVRE ADS