Principal

“Brasil provoca medo ao produtor Europeu”, diz Maggi

2 minutos de leitura
“Brasil provoca medo ao produtor Europeu”, diz Maggi

Divulgação

mappa divulgação.jpg

Ministro do Mapa, Blairo Maggi, sai em defesa do agronegócio brasileiro no parlamento europeu

Cotado pelo Partido Progressista (PP) para disputar as eleições presidenciais de 2018, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, afirmou que o Brasil provoca muito medo ao produtor Europeu.

A declaração foi feita nesta quarta-feira (25/01), depois de reunião realizada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, sobre o agronegócio brasileiro.

Segundo ele, foram duras as discussões. A principal é o fato do Brasil não trabalhar com as mesmas regras que eles, plantando inclusive produtos que são proibidos à eles, como a soja e o milho transgênico. “Eles querem GMO Free mas acham que não deveriam pagar a mais por isso”, destaca.

Recentemente parte da produção da soja mato-grossense, que segue as diretrizes do Programa Soja Plus foi reconhecida como sustentável pela União Europeia, ganhando espaço em um dos mercados internacionais mais exigentes (veja aqui).

Quanto a pecuária, Maggi ouviu que a mesma irá acabar com os produtores europeus e que a avicultura brasileira e a suinocultura são subsidiadas. “Não será nada fácil avançar no comércio agrícola, há muitas batalhas pela frente”, frisa.

O ministro lamentou ainda que o desconhecimento em relação as produções brasileiras ainda é grande e convidou os parlamentares europeus a visitar o país.

“Quero que eles olhem com seus próprios olhos, nossas regras, obrigações trabalhistas, ambientais e sociais, que são mais duras até que as europeias”.

Atualmente o Brasil vende à União Europeia 12 bilhões de euros em produtos agropecuários e compra 1,2 bilhão. No caso de Mato Grosso, o bloco econômico é o segundo maior comprador de soja (cerca de 20% da produção).

Maggi destacou que há vantagens comparativas no comércio bilateral, como o fato de o bloco europeu comprar matérias-primas brasileiras e agregar valor a esses produtos. É o caso de café, cacau, carnes, soja e milho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes