Principal

Blairo nega obstrução de Justiça e diz que Silval mente

3 minutos de leitura
Blairo nega obstrução de Justiça e diz que Silval mente

Ednilson Aguiar/O Livre

Blairo Maggi

O ministro Blairo Maggi, alvo de operação da PF: “Declarações de Silval são mentirosas”

Alvo da Operação Malebolge, deflagrada nesta quinta-feira pela Polícia Federal, o ministro da Agricultura Blairo Maggi negou ter agido para impedir a investigação de supostos crimes cometidos durante o seu mandato como governador de Mato Grosso.

“Nunca houve ação, minha ou por mim autorizada, para agir de forma ilícita dentro das ações de Governo ou para obstruir a justiça. Jamais vou aceitar qualquer ação para que haja ‘mudanças de versões’ em depoimentos de investigados. Tenho total interesse na apuração da verdade”, disse Blairo, na nota.

Em decisão que determinou a busca e apreensão de documentos na casa do ministro, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que há “veementes indícios” de tentativas de obstrução de Justiça.

Em sua delação premiada, o ex-governador Silval Barbosa afirmou que, juntamente com o Blairo, negociou o pagamento R$ 6 milhões ao ex-secretário Eder Morais, em troca da mudança no teor de um depoimento ao Ministério Público Estadual.

“Ratifico ainda que não houve pagamentos feitos ou autorizados por mim, ao então secretário Eder Moraes, para acobertar qualquer ato, conforme aponta de forma mentirosa o ex-governador Silval Barbosa em sua delação”, afirmou Blairo.

Confira nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre a operação realizada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (14), esclarecemos que:

1. Nunca houve ação, minha ou por mim autorizada, para agir de forma ilícita dentro das ações de Governo ou para obstruir a justiça. Jamais vou aceitar qualquer ação para que haja “mudanças de versões” em depoimentos de investigados. Tenho total interesse na apuração da verdade.

2. Ratifico ainda que não houve pagamentos feitos ou autorizados por mim, ao então secretário Eder Moraes, para acobertar qualquer ato, conforme aponta de forma mentirosa o ex-governador Silval Barbosa em sua delação.

3. Jamais utilizei de meios ilícitos na minha vida pública ou nas minhas empresas. Sempre respeitei o papel constitucional das Instituições e como governador, pautei a relação harmônica entre os poderes sobre os pilares do respeito à coisa pública e à ética institucional.

4. Por fim, ressalto que respeito o papel da Justiça no cumprimento do seu dever de investigação, mas deixo claro que usarei de todos os meios legais necessários para me defender e reestabelecer a verdade dos fatos.

Blairo Maggi

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes