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Bancada de MT cria força-tarefa para retomar duplicação da BR 163

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Bancada de MT cria força-tarefa para retomar duplicação da BR 163

A banca federal de Mato Grosso definiu a instalação de uma força-tarefa para dar celeridade aos processos que envolvem a concessão da BR-163, durante reunião na tarde desta quarta-feira, 27, com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, no Senado Federal.

O objetivo dos parlamentares é garantir a retomada das obras de duplicação nos trechos previstos no contrato assinado com a empresa Rota do Oeste. 

Para Rabello, a intenção é trabalhar no que chamou de “pacto de resolução” para que a duplicação seja retomada. “A obra deve ter um fluxo compatível e que atenda aos interesses de Mato Grosso”, destaca.

Conforme a Rota do Oeste, a paralisação da duplicação ocorre devido à não liberação do financiamento de longo prazo pelo BNDES. Mas, segundo Rabello, até o final de novembro deverão estar finalizados todos os encaminhamentos.

A força-tarefa será formada por representantes do BNDES, Ministério dos Transportes, Senado Federal, Ministério Público Federal, Advocacia Geral da União (AGU) e Casa Civil. Senadores e deputados federais também indicarão representantes no grupo.

Entenda

Ednilson Aguiar/O Livre

Senador Wellington Fagundes

Senador Wellington Fagundes durante visita a duplicação no trecho da BR-163, próximo a São Vicente 

 

O projeto de duplicação da BR-163, considerado o principal eixo de escoamento da produção de grãos do país, começou em 2014, quando a rodovia entrou no lote de concessões do Governo Federal. Dos 800 quilômetros ligando Sinop à divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, a concessionaria é responsável por duplicar pouco mais de 400 quilômetros.

O contrato previa investimento global de R$ 6,8 bilhões. Nesse período, a concessionária entregou um trecho de 117,6 quilômetros duplicados, da divisa com Mato Grosso do Sul a Rondonópolis. Resta duplicar o trecho de Posto Gil, em Diamantino, até Sinop; e de Cuiabá a Rosário Oeste – este último, de 108 quilômetros.

O trecho a ser duplicado, que está sob responsabilidade do Governo Federal – entre Jaciara e Serra de São Vicente – está praticamente todo concluído. As obras entre Rondonópolis e Jaciara também foram retomadas e estão com o fluxo normal. Entre a Serra de São Vicente até Cuiabá uma nova empresa assumiu as frentes de trabalho.

A força tarefa agilizará os entendimentos com o BNDES para que sejam retomados os investimentos, paralisados em função da ausência dos financiamentos de longo prazo previstos no processo de concessão. Na reunião, ocorrida no interior da liderança do Bloco Moderador, se discutiu também os possíveis efeitos da mudança de controle acionário da concessionária.

A base de atuação do grupo será a MP 800/2017 – ainda a ser apreciada pelo Congresso Nacional. Ela prorroga o prazo para que empresas concluam a duplicação de rodovias privatizadas. A proposta beneficia concessionárias que venceram leilões entre 2013 e 2015, como é o caso envolvendo a BR-163.

O presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog), senador Wellington Fagundes, considera que o momento é propício, em função da edição da MP 800/2017 e do comprometimento de toda a bancada como o projeto. Ele lembrou que desde 2016 vem procurando uma solução para os problemas das concessões no Brasil, incluindo prioritariamente a BR-163.

“A população tinha muitas expectativas sobre essa duplicação e agora se sente frustrada com a paralisação das obras nesse trecho de responsabilidade da concessionária, enquanto paga pelo pedágio para ter uma rodovia adequada. Daí o nosso esforço para tratar dessa solução. E acredito que essa grande obra terá condições ser executada em sua integralidade”, completou o senador Cidinho Santos.

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