Principal

Bairro tem “asfalto fantasma” enquanto moradores sofrem com lama

4 minutos de leitura
Bairro tem “asfalto fantasma” enquanto moradores sofrem com lama

Ednilson Aguiar/O Livre

Bairro Residencial Paiaguás

Em tempos de chuva os atoleiros tomam conta da via e quando a chega o período de estiagem a poeira invade as casas

O biólogo Davi Araújo Ferreira, 46, surpreendeu-se ao descobrir que a rua repleta de lama onde mora consta como asfaltada nos registros oficiais da Prefeitura de Cuiabá. O morador, que foi até o Palácio Alencastro reclamar, acabou descobrindo um registro que “desmente” a realidade. 

“Eu fui até lá e eles me disseram que estava asfaltada, eles me mostraram um croqui onde aparecia lá o asfalto. Mas só na teoria, porque na prática é deste jeito aí”, afirma Davi apontando para os buracos enlameados da Rua das Flores, no Residencial Paiaguás II.

Ednilson Aguiar/O Livre

Bairro Residencial Paiaguás

Davi Ferreira: “Na teoria, existe asfalto, mas na prática a gente vê com é que é”

Os problemas se revezam no bairro: em tempos de chuva como agora os atoleiros tomam conta da via e quando a chega o período de estiagem a poeira invade as casas e agrava os problemas respiratórios de muitos moradores.

“Todo ano a gente escuta só promessa, desde quando eu mudei para cá é desse jeito. Nós já tivemos que comprar aterro para evitar os atoleiros. E quando é a seca eu sofro mais ainda de bronquite, renite e sinusite”, contou dona Maria Bassi Garcia, que convive há 20 dos seus 63 anos com os problemas do bairro.

A filha de dona Maria, Rejane Garcia Ribeiro, 41, é dona de uma clínica de estética que funciona no interior da casa. A família diz que a clientela diminui sempre que a rua apresenta condições piores de tráfego. Por conta disso, a empresária prefere investir menos no próprio negócio.

São cerca de seis ruas que ficaram sem asfalto na região. Outras três foram pavimentadas há cerca de quatro anos. No meio do ano passado, os moradores receberam a visita do prefeito Emanuel Pinheiro. Segundo eles, a promessa era de que as obras de pavimentação recomeçassem no mesmo ano.

Outro lado

Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá negou que as ruas de terra do bairro constem como pavimentadas nos registros municipais. No texto, a assessoria de imprensa do Município também lembrou que as obras incompletas na região foram feitas pelas gestões anteriores e que a pavimentação só poderá ser retomada com o fim do período chuvoso.

Veja nota completa:

A Secretaria Municipal de Obras Públicas esclarece que nenhuma obra relacionada à pavimentação foi iniciada no Residencial Paiaguás pela atual gestão. Também informa que a estimativa é de aproximadamente 700 km a serem pavimentados em Cuiabá. A pasta destaca que o programa “Minha Rua Asfalta” está sendo executado a partir de constantes visitas realizadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro e todo seu secretariado nos bairros da Capital.

Por meio dessa aproximação e diálogo aberto com a população, o Município tem conseguido identificar as demandas consideradas mais urgentes e trabalhado para saná-las. O bairro citado já está entre os identificados e inseridos dentro do cronograma de trabalho da ação de infraestrutura. Todavia, a Secretaria ressalta que é impossível iniciar qualquer tipo de intervenção imediata dessa natureza por conta do período de chuva. Lançar esse tipo de serviço nesse período, além de prejuízo ao erário, geraria uma série de transtornos desnecessários aos moradores da comunidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes