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Aulas de meditação e inteligência emocional auxiliam aprendizado de crianças

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Aulas de meditação e inteligência emocional auxiliam aprendizado de crianças
Divulgação

Muitas crianças vêm sofrendo Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), para os especialistas esses problemas podem ser acarretados por meio do histórico familiar, excesso de informações e até mesmo a influência da tecnologia.

A hiperatividade é considerada um estado em que a criança possui um nível excessivo de energia mental ou física. Já o Déficit de Atenção é um problema que se caracteriza por sintomas de desatenção.

Para combater os problemas que prejudicam o desenvolvimento de diversos alunos pelo mundo, alguns municípios do Norte de Mato Grosso estão promovendo aulas de meditação e desenvolvimento da inteligência emocional. Esse é o caso de Lucas do Rio Verde (300 km de Cuiabá).

Na cidade luverdense, o projeto de lei criado pelo legislativo visa melhorar a concentração e o desempenho cognitivo dos estudantes, reduzindo assim o nível de ansiedade, estresse, violência na escola, bullying e evasão escolar. As atividades, que terão duração de até 15 minutos, serão consideradas extracurriculares e podem ser desenvolvidas semanal ou diariamente.

Em seu texto, o projeto aponta que o foco é auxiliar não só os alunos, mas também profissionais da educação. Para eles o desenvolvimento da inteligência emocional ajuda diretamente na saúde, reduzindo os níveis de ansiedade e estresse, ocasionando assim melhora no ensino municipal.

A importância da prática é defendida pela psicóloga Crislaine Ruffato. Segundo a profissional, a meditação promove o desenvolvimento e amplia a capacidade de convivência das crianças.

“A meditação ajuda na concentração e possibilita uma maior experiência para acessar seus sentimentos de forma que se possa transformar eles em algo produtivo. Auxilia também para que eles tomem melhores decisões frente a seus conflitos. Essa é uma alternativa para diminuir o uso de medicação”, pontuou.

Além disso, vale lembrar que estudos apontam que a atividade possibilita a construção de novos caminhos neurais no cérebro, proporciona redução da frequência cardíaca, regula o ritmo respiratório, controla a pressão arterial, amplia a movimentação do fluxo de sangue para as células e reduz a tensão muscular.

A professora da rede municipal de ensino Adriana Malala contou que a ideia é muito interessante e que esse estilo de projeto pode melhorar a aprendizagem dos alunos.

“Esse projeto é instigante porque nós conhecemos melhor as crianças e paramos para respirar junto com elas. Ele auxilia os pequenos para se desenvolverem mais, além de se acalmarem e ampliarem a criatividade”, concluiu Adriana.

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