Mato Grosso

Ao lado de dois “novatos”, fundador do Renova Brasil diz que país vive paradoxo entre anseio popular e poder

3 minutos de leitura
Ao lado de dois “novatos”, fundador do Renova Brasil diz que país vive paradoxo entre anseio popular e poder
(Foto: Assessoria)

Ladeado por dois “novatos” da política, o fundador do movimento Renova Brasil, Eduardo Mufarej, diz acreditar na renovação do Congresso Nacional ainda em 2018, embora ressalte que o país vive um paradoxo entre o anseio da população e a luta de políticos para se manterem no poder. As declarações de Mufarej foram dadas nessa quarta-feira (22), durante visita a Cuiabá, em uma roda de conversa com a presença dos candidatos a deputado federal Junior Macagnam, o Vitamina, e Marco Marrafon, ambos do PPS.

Para Mufarej, a população brasileira quer duas coisas: renovação política e político “ficha limpa”. Por outro lado, a política tradicional, sabendo disso, criou os mecanismos de defesa presentes na reforma eleitoral aprovada pelo Congresso já para as eleições deste ano. “Mas o que é do homem, bicho não come. A gente precisa que a população vote e vote bem”.

Ele ressalta acreditar que o Brasil está no início de um processo de transformação, que ganhará força ao longo dos próximos pleitos eleitorais. “É o começo de uma jornada para mudança desse desenho falido e fracassado. Não sabemos qual serão as estruturas, se partidos, movimentos, mas o importante é manter a linha firme e não se deixar cair pelos atalhos e decisões mais fáceis”. [related_news ids=”80566″][/related_news]

O Renova realizou, de janeiro a julho deste ano, um programa de preparação para pretensos candidatos a cargos eletivos. Foram mais de quatro mil inscritos no país, com a seleção e formação de 133 lideranças. Dentre eles estão Vitamina e Marrafon, que disputam uma vaga na Câmara Federal na coligação “Segue em frente Mato Grosso”, encabeçada pelo candidato à reeleição ao Governo do Estado, Pedro Taques (PSDB).

Fundador do movimento que prega, principalmente, a renovação da política, Mufarej ponderou não ver contradição. “Por renovação não se entende, necessariamente, que sejam novos nomes, mas sim novas práticas. Não precisa ser a primeira eleição, mas que as práticas sejam condizentes ao que a população espera e não para se servir do poder”.

Os candidatos

Em tempos em que a polarização entre esquerda e direita toma conta dos debates políticos, os candidatos por Mato Grosso destacaram a importância do movimento, que é apartidário, e da pluralidade de ideias.

[featured_paragraph]“Por meio do debate entre pessoas diferentes, com ideias diferentes, chegamos ao consenso em dois projetos que serão defendidos pelos eleitos do Renova, independente de ideologia ou partido. Vamos lutar pelo voto distrital e pela redução de custo dos gabinetes em 30%. Esse debate é preciso, é importante conviver com pessoas das mais diferentes ideologias para fazer um país melhor para as futuras gerações”, declarou Vitamina.[/featured_paragraph]
Marco Marrafon acrescentou a importância de se discutir a renovação do Parlamento. “Não tem como ter um Executivo decente que se sustente com a estrutura de poder que vivenciamos hoje no Brasil e nós estamos olhando o processo de renovação pela via do Parlamento, que significa o processo de transição”.

Para ele, o Renova pode ganhar força dentro da Câmara Federal, pois não irá trabalhar partidariamente ou por bancada estadual, mas com todos os parlamentares que forem eleitos pelo movimento. “E também aqueles que não fazem parte, mas têm pautas sérias, éticas e concretas, para que nessa construção conjunta, possamos ter uma bancada comprometida com novas práticas e melhores resultados políticos”.

Renova Brasil

O movimento Renova Brasil foi criado em 2017, por iniciativa da sociedade civil, com o objetivo de formar novas lideranças políticas no país. Para isso, foi criado um processo seletivo com interessados em participar do programa de formação que contou com mais de quatro mil inscritos e 133 selecionados.

Os escolhidos receberam uma bolsa de estudos, que envolve formação em temas como campanha, comunicação, autoconhecimento, economia, ciência política e desafios do país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes