Águas Cuiabá é umas das melhores empresas para trabalhar no Brasil

Selo GPTW confere reconhecimento a políticas de valorização de pessoas e da inovação promovidas por organizações

A Águas Cuiabá, empresa da Iguá Saneamento, foi premiada no Ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Centro-Oeste 2021, em parceria com O Popular e ABRH-GO. A concessionária de serviços de saneamento da Capital mato-grossense foi anunciada em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (30), num total de 55 organizações premiadas por seu protagonismo quando o assunto é a gestão de clima entre colaboradores e equipes.

O selo GPTW (Great Place to Work) confere prestígio no mundo corporativo. A consultoria global apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. No Brasil, o GPTW publica mais de 40 rankings ao ano, premiando as melhores empresas para trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial e temático.

Orgulho – A cuiabaninha Akemi, de 2 anos e 9 meses, cresce numa cidade mais sustentável. O pai, Elson Yudi Yamamoto, 27, faz parte diretamente do movimento de transformações do saneamento na capital, incluindo o bairro onde mora a família, o Terra Nova, que passou a contar com redes coletoras de esgoto a partir de 2019. Elson entrou nos quadros da Águas Cuiabá um ano antes, como estagiário, ainda estudante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Passou pelo setor de suprimentos, foi para a operação e depois para a área de investimentos, o chamado Capex, onde de analista avançou para o posto atual de engenheiro de projetos.

“Como cuiabano, nascido aqui, tenho uma satisfação muito grande pelo serviço que a gente presta à sociedade. A gente implementa saúde. E pra que as ações sejam realizadas, no dia a dia do trabalho, o ambiente da empresa ajuda muito: é agradável e os gerentes e coordenadores dão liberdade e compartilham informações. São abertos, de fácil comunicação”.

O ambiente relatado por Elson como de bom relacionamento interpessoal é também elogiado pela infraestrutura e amparo ao crescimento. “A estrutura, equipamentos, softwares são de ponta. Os gestores sabem lidar com as situações e conversar. Quando me candidatei a uma vaga de estagiário, imaginava ser um ambiente de crescimento pessoal e profissional porque via os trabalhos da empresa no começo da operação em Cuiabá. Hoje me sinto realizado”.

Hoje diretor geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo também tem uma história de crescimento profissional no saneamento e na própria empresa. Chegou de Santa Catarina em Mato Grosso em 2019. Da engenharia de concepção e implantação de novas redes, sistemas e estações de tratamento, passou para a alta gestão da concessionária, promoção conquistada antes dos 40 anos de idade.

“Foi sem dúvidas o maior reconhecimento de minha carreira nestes 13 anos dedicados ao saneamento. Sou grato à Águas Cuiabá e a Cuiabá por essa oportunidade. Hoje estou líder de um time de muitos talentos, de gente determinada em dar o seu melhor para o saneamento acontecer. Juntos, superamos os desafios da pandemia, inauguramos obras, atendemos ao cidadão. Estamos todos muito orgulhosos com essa premiação”.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento – A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCade investiga Globo por suposta ação para não perder nomes para Netflix
Próximo artigoA transmissão eletrônica da CAT: o que muda no cenário dos acidentes do trabalho no Brasil?