Principal

Acrimat deve aumentar proximidade com produtores

4 minutos de leitura
Acrimat deve aumentar proximidade com produtores

Divulgação

acrimat.jpg

O presidente, Marco Túlio, diz que MT tem a produção de carne mais sustentável do país

A posse da nova diretoria da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), nesta terça-feira (24/01), em Cuiabá, acontece em um período em que os produtores precisam estar atentos à gestão de seu negócio. 

O presidente Marco Túlio Duarte Soares, de Rondonópolis, assume a entidade focado na aproximação do produtor. Para isso, terá ao seu lado como vice-presidentes os pecuaristas Amarildo Merotti, de Cáceres e, Luís Fernando Amado Conte, de Juara.

Em seu discurso de posse, o novo presidente destacou a importância da representatividade no setor. “O interesse legítimo dos pecuaristas é objeto de nossa maior atenção. Ouvir, defender, levar informações e agregar renda serão formas de fazer com que a voz dos produtores seja instrumento para maiores conquistas”.

Marco Túlio exaltou ainda o trabalho dos produtores e disse estar certo de que Mato Grosso possui a produção de carne bovina mais sustentável do Brasil. 

Ressaltou que nos últimos 10 anos, o pecuarista mato-grossense aumentou a produtividade em 70%, cedendo mais de 3 milhões de hectares de áreas de pastagens para a agricultura. “Temos um rebanho de 30 milhões de cabeças e ainda mantemos 62% das áreas preservadas, produzimos cada vez mais em menos áreas”.

Já o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), destacou a importância dos produtores citando números da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Taques lembrou que em 2050 o mundo terá 9 bilhões de habitantes e todos vão precisar comer, sendo necessário aumentar o estoque de alimentos em 60%, no mundo todo. “Temos 40% desse total no Brasil e uma grande parte dele em Mato Grosso”.

acrimat posse

 Nova diretoria da Acrimat tomou posse nesta terça (24) e tem como foco aproximar o pecuarista

Nova gestão
Eleita em setembro último para liderar a entidade durante o triênio 2017-2019, a diretoria da Acrimat é composta por 8 diretores, 6 conselheiros e 16 representantes regionais. Pela primeira vez, os três principais cargos da diretoria são ocupados por produtores do interior do Estado.

Para o ex-presidente José João Bernardes, que liderou a Acrimat nos últimos seis anos, grandes conquistas foram concretizadas. “A Acrimat era uma entidade regional e hoje está consolidada como representante da pecuária estadual, nacional e até mesmo internacional com a presença da Aliança Internacional da Carne”, afirmou.

Ele avalia que o período em que passou à frente da entidade foi produtivo, em que o uso de novas tecnologias foi incentivado. “Foram seis anos em que vimos a pecuária aumentar a produtividade em áreas menores, com efetivo ganho em produtividade no setor”, destacou.

Acrimat
Criada sob a demanda de pecuaristas da Baixada Cuiabana para o fortalecimento do setor, a Acrimat foi fundada em 17 de setembro de 1970.  Em 2008 a associação estendeu sua ação para todo território mato-grossense, já que o Diagnóstico da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Corte – estudo realizado pela Universidade de Viçosa em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), revelou a necessidade da criação de uma instituição que representasse os pecuaristas nas lutas pelo fortalecimento da atividade.

Com 2,8 mil associados e 46 anos de história a Acrimat acompanha de perto o crescimento do rebanho que, com mais de 30 milhões de cabeças – o maior do Brasil, e a evolução dos processos de dentro e de fora da porteira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes