Principal

Ação de fãs da Bela Gil levou Anvisa a proibir defensivo com altos índices de intoxicação em MT

3 minutos de leitura
Ação de fãs da Bela Gil levou Anvisa a proibir defensivo com altos índices de intoxicação em MT
montagem bela gil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu na última terça-feira (10) pela proibição do Carbofurano, um defensivo agrícola muito utilizado nas culturas de banana, cana-de-açúcar e café. Mato Grosso está entre os sete estados com maior número de intoxicação pelo produto e é também uma das regiões onde ele é mais comercializado, segundo informações da própria agência.

O Carbofurano ficou conhecido também por conta de uma campanha liderada pela apresentadora Bela Gil. Ela mobilizou seus fãs na internet para reverter o resultado de uma consulta pública aberta pela Anvisa em dezembro de 2016 que visava entender os impactos da proibição. Até então, vencia àqueles favoráveis a comercialização e uso do produto.

Com a mobilização, 81,67% entre os 13.114 respondentes votaram favoráveis ao banimento. Do outro lado, apenas 16,91% votou contra a proposta. O Carbofurano teve sua reavaliação toxicológica iniciada em 2008 e após estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a Anvisa conclui que o defensivo demonstrou provocar danos ao aparelho reprodutor, neurotoxidade, além de causar danos mutagênicos.

O estudo também destacou que o Carbofurano pode intoxicar consumidores, trabalhadores e pessoas que vivem próximas às lavouras. O defensivo já é proibido no Canadá, Estados Unidos, China, Costa Rica, Equador e outras nações da União Europeia.

Efeitos econômicos
Um dos problemas da proibição do agrotóxico e que ele poderá afetar negativamente e economia de muitos estados, incluindo Mato Grosso, um importante produtor de alimentos que necessitam do uso do Carbofurano para garantir a safra. Em reunião com a Anivsa, representantes dos Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) pontuaram que as culturas de cana-de-açúcar, café e banana serão as mais afetadas.

No caso da cana-de-açúcar, o Mapa expressou preocupação com a inexistência de substitutos o controle de alguns nematoides, que são alvos de difícil controle e considerados como uma das pragas de maior risco fitossanitário. Além dos nematoides, pragas como as cigarras e o bicho-mineiro precisarão de pelo menos mais dois agrotóxicos para ser combatidas. Elas estão presentes em lavouras de café, e o Carbofurano é capaz de elimina os dois insetos de uma só vez. A sua proibição acarretaria em maiores custos de produção e maior uso de produtos químicos na cafeicultura.”

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes