Principal

Governo lança programa para combater a evasão escolar

3 minutos de leitura
Governo lança programa para combater a evasão escolar

O governo do Estado lançou na manhã desta segunda-feira (16) o programa “Anjos da Escola”, que visa a combater a evasão escolar. De acordo com o governador Pedro Taques (PMDB), a média de alunos que abandonam os estudos hoje em Mato Grosso é de aproximadamente 4% dos pouco mais de 400 mil estudantes da rede estadual de ensino.

A proposta, que faz parte do plano de governo registrado pelo tucano ainda durante a campanha eleitoral de 2014, é oferecer um auxílio multidisciplinar às escolas estaduais para identificar os motivos que levam à desistência.

Entre os pontos já constatados pelo governo estão problemas relacionados a disciplina, à família, à violência no entorno das unidades de ensino e à saúde.

“Um dos grandes percentuais de evasão é a questão da visão, por isso teremos um caminhão para fazer exames oftalmológicos e dar os óculos nas escolas públicas. Eu uso óculos desde os três anos. Quando eu estava com os óculos quebrados, eu não ia à escola”, contou o governador.

O programa foi lançado por Taques e pelo secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, na Escola Estadual Presidente Médici, no centro de Cuiabá. A unidade é uma das 24 instituições de ensino que serão beneficiadas inicialmente. Dessas, 21 ficam localizadas na capital e três em Rondonópolis.

O Anjos na Escola terá como base três pilares de atuação: saúde, paz e mediação. No primeiro deles, além dos exames oftalmológicos, serão oferecidos atendimentos que identifiquem problemas de saúde bucal e auditivos dos estudantes.

A paz será promovida por um maior policiamento do entorno das unidades de ensino. “Não é polícia na escola. É patrulha fora da escola, porque fora da escola nós temos um ambiente, em determinados bairros, que precisam, sim, de polícia. Esse policial vai ser preparado, vai ser treinado para esse trabalho”, destacou Taques.

Além da ronda, serão realizadas palestras, cursos e uma rotina que desenvolva um bom relacionamento entre policiais e as comunidades escolares.
Já a mediação vai resolver conflitos dentro das escolas, por meio de ações educativas e preventivas, evitando que as ocorrências se tornem mais graves e precisem de intervenções jurídicas.

O Anjos na Escola conta com parcerias com o Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Conselho Tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes