10 fatos que você precisa saber sobre a final da Champions League

No dia 29 de maio, o mundo vai parar para assistir ao jogo mais esperado do ano: a final da Liga dos Campeões da Europa. O que esperar desse confronto?

 Confira a seguir os 10 principais fatos que você precisa saber sobre o duelo na hora de apostar

  1. O Chelsea venceu seus últimos dois jogos contra o Manchester City em todas as competições. Ambas as vitórias sobre o comando de Thomas Tuchel.
  2. Em competições europeias, os únicos encontros entre Chelsea e Manchester City ocorreram numa semifinal da ‘Cup Winners’ Cup’, na edição de 1970-71. O Chelsea venceu as duas partidas por 1 a 0 e, na final, consagrou-se campeão contra o Real Madrid.
  3. O Manchester City é o 9º time inglês a chegar numa final de Champions League. São três equipes a mais do que qualquer outro país (Alemanha e Itália possuem 6 times que chegaram a finais). Contudo, apenas UMA, das 10 últimas equipes que jogaram a sua primeira final, venceu: foi o Borussia Dortmund, em 1997, ao bater a Juventus por 3×1. A última equipe inglesa a vencer sua primeira final foi o Aston Villa, em 1982, contra o Bayern de Munique.
  4. Este é o 3º ano consecutivo em que uma equipe jogará a final da Champions League pela primeira vez: Tottenham em 2019; PSG em 2020; Manchester City em 2021.
  5. Chelsea e Manchester City se enfrentaram na Premier League no início de maio (Blues 2 x 1 Citizens). Elas se tornam as primeiras equipes a competirem em uma grande final europeia no mesmo mês em que se enfrentaram num jogo da liga. Isso não acontecia desde maio 2013, ano em que Bayern de Munique e Borussia lutavam pela tão cobiçada “orelhuda”. Na ocasião, as duas equipes da Alemanha empataram em 1-1 na Bundesliga, antes da vitória do Bayern por 2-1 em Wembley.
  6. Tanto Chelsea quanto Manchester City sofreram apenas 4 gols nessa edição da Champions. É a primeira vez que ambas as equipes finalistas sofrem quatro ou menos gols até chegarem à final. Isso não acontecia desde 2005-06, quando o Arsenal sofreu dois e o Barcelona quatro antes de se enfrentarem na decisão.
  7. O Manchester City venceu 11 jogos da Champions League deste ano. Se vencerem a grande final, a equipe se igualará ao recorde, que é do Real Madrid, no qual obteve 12 vitórias na temporada 2001-02. Contudo, os espanhóis jogaram 17 partidas naquele ano, enquanto o City apenas 13 nesta temporada.
  8. 51 anos se passaram desde que o Manchester City jogou pela última vez uma grande final europeia. Na época, a equipe inglesa bateu o Górnik Zabrze por 2×1 na Cup Winners’ Cup de 1970.
  9. O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, busca vencer seu terceiro título da Champions League. Ele já conquistou em 2009 e 2011 com o Barcelona. Ele se igualaria a Carlo Ancelotti (2003, 2007, 2014) e Zinedine Zidane (2016, 2018, 2019).
  10. Tendo conduzido o PSG à final da Champions League 2019-20, o treinador do Chelsea, Thomas Tuchel, é o primeiro técnico a chegar à final da competição em temporadas consecutivas com clubes diferentes.

Mudança de local

A final da Champions League 2020/2021, entre Manchester City e Chelsea, saiu do Estádio Atatürk, na Turquia, e será disputada no Estádio do Dragão, em Portugal, no dia 29 de maio, com público de 12 mil pagantes. A medida foi tomada pela Uefa por conta do governo do Reino Unido ter colocado a Turquia em uma “lista vermelha” de países com restrições nas viagens devido à Covid-19. Como a intenção era fazer a final com público, ela foi para Portugal.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFollmann rescinde com a Chape e admite “tem dias que são mais difíceis, mas sou grato a Deus pela segunda oportunidade de viver”
Próximo artigoTSE cassa prefeito e vice e cidade de MT terá nova eleição