Cidades

Vítimas da covid poderão ser enterradas em município de origem

Até então, o transporte dos corpos não estava autorizado por medidas de segurança contra a propagação do vírus

1 minuto de leitura
Vítimas da covid poderão ser enterradas em município de origem
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O governo de Mato Grosso autorizou o traslado de vítimas fatais da covid-19 para seus municípios de origem. Até então, pacientes de outras cidades que vinham fazer tratamento e acabavam morrendo em Cuiabá, tinham que ser enterrados na Capital.

A proibição de transporte dos corpos tinha como motivo a prevenção à disseminação do novo coronavírus. Agora, a transferência será possível, desde que siga uma série de normas de segurança sanitária.

O protocolo foi criado após uma solicitação do deputado estadual Max Russi (PSB) à Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“Vivemos, talvez, o momento mais difícil de nossas existências. Precisamos tentar diminuir a dor pela qual passam as famílias que perderam seus entes queridos”, defendeu o parlamentar.

Conforme a portaria do governo, o traslado das vítimas fatais ocorrerá somente dentro do território mato-grossense. Deve-se ainda cumprindo o período máximo de 24 horas entre o óbito e o sepultamento.

Além disso, os equipamentos de proteção individual são obrigatórios para os profissionais envolvidos no processo de acondicionamento e recebimento do corpo. E todas as demais regras para o enterro continuam válidas.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes