Principal

Valtenir dissolve comissões provisórias municipais do PSB

3 minutos de leitura
Valtenir dissolve comissões provisórias municipais do PSB

Presidente do PSB em Mato Grosso, o deputado federal Valtenir Pereira inabilitou temporariamente todas as comissões provisórias municipais da legenda em Mato Grosso. De acordo com nota encaminhada pela assessoria do parlamentar, a medida visa “garantir a unidade partidária, o respeito às normas estatutárias e a sintonia com as ruas”.

A decisão foi anunciada exatamente uma semana depois de a antiga cúpula do PSB anunciar que pressionaria a legenda a realizar eleições para o diretório estadual. A expectativa do grupo, comandado pelo também deputado estadual Fábio Garcia – destituído da presidência do partido em abril –, era conseguir, no voto, tirar a condução do PSB das mãos de Valtenir.

A intenção do atual presidente estadual da sigla, ainda de acordo com a nota, é designar novas comissões provisórias municipais até o dia 31 de julho. Até lá, Valtenir afirma pretender realizar um “amplo diálogo com as bases, movimentos sociais e lideranças”.

O objetivo, segundo ele, é definir, também nos municípios, uma gestão partidária condizente com o novo reposicionamento do PSB no cenário da política nacional.

Reação
Na prática, a inabilitação das comissões provisórias pode inviabilizar os planos da antiga cúpula acerca da eleição do diretório estadual. Isso porque os novos presidentes municipais serão nomeados pelo próprio Valtenir.

Para exigir as eleições, o grupo de Fábio Garcia se apoiava em uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determina a substituição das comissões provisórias dos Estados por diretórios permanentes até o dia 3 de agosto.

Na avaliação do deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), no entanto, a destituição das comissões provisórias tem outro lado: podem resultar em uma debandada para outros partidos das lideranças municipais que acabaram perdendo poder. “Esse pessoal, assim que ver uma oportunidade de janela partidária, deve mudar de sigla”, avalia.

Oposição
Com a mudança no comando das comissões provisórias Valtenir também pode estar preparando o PSB para um “reposicionamento” no cenário político estadual. Opositor ao governo Pedro Taques (PSDB), o parlamentar tem evitado falar em levar o partido para a oposição, mas já participou de encontro de legendas adversárias à gestão tucana.

No encontro, realizado há cerca de 10 dias, na casa do ex-prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB), o deputado federal teria assegurado apoio aos partidos que traçavam uma estratégia para as eleições de 2018 contra o atual governador, que deve disputar a reeleição.

Quanto a isso, todavia, Oscar Bezerra é taxativo: “nem Valtenir, nem ninguém vai mudar a postura dos deputados dentro da Assembleia Legislativa”.

Valtenir assumiu a presidência do PSB em Mato Grosso no último dia 14, dias após se filiar novamente na legenda. Seu retorno foi recebido com protesto por parte das lideranças do partido, que o acusam de “abandonar” e “desmontar” a legenda em 2013, quando se deixou o partido para ingressar no PROS.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes