Vacina contra covid-19: antes de ir pra fila é preciso atualizar o cartão do SUS

Atualização do cartão pode ser feita nos postos de saúde, mas preferencialmente pela internet através do aplicativo 'Conecta SUS'

(Foto: RF._.studio / Pexels)

Só vai receber a vacina contra a covid-19, quem estiver com o cartão de vacina em dias. A orientação parte do Ministério da Saúde, que finaliza o plano de vacinação em todo o país. Por isso, antes de ir para a fila será necessário atualizar o cartão do SUS.

Nesta quinta-feira (14), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou o início da vacinação a partir do dia 20 deste mês. Profissionais da saúde e grupos de risco, como os idosos, acima de 60 anos terão prioridade.

A atualização pode ser feita antes disso, através do aplicativo Conecte SUS, disponível gratuitamente para todos os celulares.

LEIA TAMBÉM

“O Conecte SUS é uma ferramenta do governo federal e plataforma oficial de comunicação entre o cidadão e o Sistema Único de Saúde. Nele, o cidadão tem acesso a todo o histórico de vacinação, bem como consultas e exames feitos na rede pública”, explica o governo.

Quem ainda não possui o cartão do SUS também devem baixar o aplicativo, que vai gerar o documento de maneira digital. A expectativa é que apenas a rede pública irá disponibilizar a vacina. Por isso, é imprescindível que o público alvo tenha o cartão do SUS.

Conecte SUS: 10 passos para usar

1) Vá uma das lojas de aplicativos e procure por Conecte SUS. Instale o app no smartphone e abra;
2) Ao abrir o aplicativo, ele vai pedir login e senha, caso você já tenha cadastro. Se você não lembra se tem, basta digitar o CPF que o sistema fará a conferência;
3) Se você não tem, será dada a opção de criar o cadastro e você pode escolher a forma de login;
4) Uma tela deve pedir a verificação de alguns dados, como mês de nascimento, nome da mãe;
5) Para ativar a conta, você receberá um código. Mas antes você deve escolher se quer receber por e-mail ou SMS, indicando também o endereço de e-mail ou número de telefone;
6) Digite o código no campo indicado;
7) Então, o sistema pedirá a criação de uma senha;
8) Depois disso, será necessário informar um endereço de email;
9) Um código será enviado para esse endereço de e-mail;
10) Pronto, seu cadastro está criado.

Em casos de dificuldade com o acesso, a atualização pode ser feita fazer no posto de saúde mais próximo. “Nós pedimos às pessoas que têm condições de fazer pelo celular, que o façam, mas se não for possível, é só ir até um posto ou centro de saúde e solicitar”, alertou a secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGoverno não vê chance de ocorrer greve dos caminhoneiros
Próximo artigoLewandowski manda estados informarem quantidade de seringas