Cidades

Emanuel anuncia vacina em Cuiabá a partir do dia 20

Governo federal estima liberar Coronavac até domingo após aval da Anvisa

3 minutos de leitura
Emanuel anuncia vacina em Cuiabá a partir do dia 20
(Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá)

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou que, em Cuiabá, a vacinação contra o coronavírus (covid-19) está programada para começar no dia 20 deste mês.

“Inicialmente, serão profissionais da saúde e grupos de risco, como os idosos, acima de 60 anos”, disse. A declaração foi dada nesta quinta-feira (14), durante entrevista à TV Centro América.

Emanuel afirmou que a data da vacinação foi definida a partir de uma reunião dos prefeitos das Capitais com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na manhã desta quinta-feira (14).

No entanto, ainda é aguardado pelos Estados e municípios a liberação de uma vacina pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A Coronavac é produzida em São Paulo pelo Instituto Butantã em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

O governo federal ainda trabalha para obter vacinas da Índia e liberar a Sputnik, de origem russa, que detém eficácia de 91,4%.

O prefeito informou também que a campanha nacional de imunização contará com 8 milhões de doses na primeira etapa, sendo 6 milhões de doses fabricadas pelo Instituto Butantã (Coronavac) e 2 milhões pela Fiocruz (vacina de Oxford).

A previsão é de que 30 milhões de doses sejam liberadas em fevereiro e 40 milhões de doses entre março e abril, para todo o Brasil. A distribuição aos estados e municípios será proporcional à população.

Seringas e agulhas

Com relação aos insumos necessários à aplicação da vacina, Emanuel Pinheiro afirmou que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tranquilizou os prefeitos em relação a isso.

“As seringas estão garantidas pelo Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde vai assegurar para o Brasil inteiro. O ministro nos tranquilizou que a produção e aquisição está toda centralizada no Governo Federal e que essa não é uma preocupação, que o governo federal está pronto para amparar estados e municípios na distribuição de seringas para que a campanha não sofra nenhum revés em virtude disso”.

Logística

Ao final da reunião com o ministro, o prefeito se reuniu com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comandada pela secretária Ozenira Félix, e da Vigilância Epidemiológica, para definir a logística da campanha de imunização da Covid-19.

“Nós vamos, neste primeiro momento, centralizar, ter um ponto central, que está sendo definido, e teremos um ponto em cada região da cidade, tendo como apoio a estrutura já existente na rede municipal de saúde. Neste final de semana, no mais tardar segunda-feira, iremos anunciar com antecedência toda a estrutura que irá atender desde a primeira fase, com grupos definidos, até a velocidade maior, ao longo dos meses”, revelou.

“O que eu posso garantir é que Cuiabá está se preparando nos últimos detalhes para dar toda a segurança e atendimento à população cuiabana com sucesso, na campanha municipal de imunização da Covid-19”,concluiu.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes