Política

TSE multa Bolsonaro por propaganda antecipada em Cuiabá

A maioria dos ministros entendeu que o presidente se valeu de eventos para promover sua campanha, quatro meses antes do início das disputas

1 minuto de leitura
TSE multa Bolsonaro por propaganda antecipada em Cuiabá
(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, em R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada em Cuiabá.  

A maioria dos ministros entendeu que Bolsonaro fez campanha antecipada em sua última visita a Cuiabá, no dia 19 de abril, em discursos no lançamento do evento Marcha para Jesus e na 45ª Assembleia Geral Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.  

O pleno julgou nessa terça-feira (20) um recurso do Partido dos Trabalhadores (PT), que havia sido analisado e indeferido pela ministra relatora Maria Claudia Bucchianeri.  

Em junho, a ministra entendeu que não houve pedido de votos nos discursos proferidos pelos candidatos. A análise da ministra foi vencida, junto com os votos dos ministros Raul Araújo, Sérgio Banhos.  

Votaram pela aplicação de multa os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Carlos Horbach e Alexandre de Moraes. 

A campanha foi autorizada pela Justiça Eleitoral no dia 16 de agosto.  

Durante o julgamento, o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho, representante da campanha de Bolsonaro, disse que os discursos foram proferidos no âmbito da liberdade de expressão e não houve pedidos explícitos de votos para caracterizar a propaganda antecipada. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes