Principal

Trump deve favorecer relação entre Brasil e México

2 minutos de leitura
Trump deve favorecer relação entre Brasil e México

A eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos (EUA) deve abrir novas oportunidades para exportação de produtos agrícolas brasileiros. A afirmação é do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP-MT), que falou sobre as relações comerciais do Brasil com outros países em entrevista à rádio Capital FM.

Segundo Maggi, as declarações do novo presidente americano têm deixado alguns parceiros comerciais do país, como China, União Europeia e México, em estado de alerta, o que os tornaria mais abertos a negociar com o Brasil.

“O México sempre foi um grande comprador de alimentos dos EUA, na ordem de US$ 30 bilhões por ano, e há muitos anos não queria negociar conosco os acordos sanitários para podermos exportar para eles”, disse o ministro.

Uma missão mexicana está no país para realizar vistorias sanitárias. Segundo Maggi, o ministro da Agricultura do México, José Calzada, deve realizar ainda este mês uma visita ao país para discutir a exportação da produção brasileira de grãos a seu país. “O Brasil tem que estar atento para tentar capturar e ampliar seu mercado mundial no fornecimento de alimentos”, completou Maggi.

 

Na entrevista, o ministro ainda destacou o impacto da produção agrícola na economia brasileira. “Praticamente todo o saldo da balança comercial brasileira, em torno de US$ 74 bilhões, sai do campo. A crise que nós temos em Mato Grosso é menor do que em outros Estados que não têm uma atividade agrícola tão forte e preponderante”, afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes