Esportes

Treino de força tem que doer? Educador físico desmente esse mito das academias

Entenda o que causa aquela dor muscular no dia seguinte ao seu treino e porque você não precisa desejá-la

2 minutos de leitura
Treino de força tem que doer? Educador físico desmente esse mito das academias
(Foto: Ilustrativa/Pixabay)

Se você já se questionou sobre a eficiência do seu treino de força porque não sentiu dor no dia seguinte, precisa ler esse texto. Em um artigo publicado no site do Conselho Federal de Educação Física, o educador físico e especialista em Musculação e Treinamento de Força Carlos Fernandes desmistifica essa crença.

Fernandes explica: a chamada Dor Muscular de Início Tardio (DMIT), que pode durar de 3 a 4 dias, é frequentemente confundida com fadiga e interpretada como um sinal de eficácia do treino. Mas, na realidade, é causada por diferentes fatores, como:

  • microlesões no tecido muscular,
  • alterações na pressão osmótica,
  • espasmos musculares,
  • estiramentos excessivos,
  • inflamação aguda e
  • regulação do cálcio.

Esses fatores podem ocorrer isoladamente ou em conjunto, tornando difícil avaliar a eficácia do treino só pela presença ou ausência de dor.

A dor causada por microlesões, por exemplo, é parte do processo de treinamento de força, mas ela é de curta duração, geralmente durando um ou dois dias. O organismo se regenera e se adapta ao novo estímulo, preparando-se para o próximo treino. No entanto, a ausência de dor não significa que o treino não tenha sido efetivo.

Já as dores que persistem por vários dias podem indicar lesões musculares mais severas, como estiramentos de diferentes graus, incluindo rupturas totais do tecido muscular. Essas lesões ocorrem, na maioria das vezes, devido ao aumento excessivo da carga ou à má execução dos movimentos.

LEIA TAMBÉM

Embora o treinamento de força seja seguro e proporcione ganhos relativamente rápidos, é importante não pular etapas. Não adianta querer acelerar o processo de ganho de massa muscular, força ou emagrecimento. Se você se lesionar, vai acabar ficando impossibilitado de treinar e suas metas serão adiada por mais tempo ainda. Os resultados obtidos a longo prazo são mais duradouros, porque o corpo se adapta e se recupera adequadamente no processo.

Portanto, treinos que não geram dor também podem proporcionar resultados significativos. Foque no planejamento adequado, na execução correta dos exercícios e na progressão gradual, respeitando seus limites. Nesse contexto, o papel do profissional de Educação Física é fundamental.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
1
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes