Esportes

Sabe o que é Wrestling? Cuiabá tem um campeão desse esporte rumo às Olimpíadas

Igor Queiroz, do Tijucal para o mundo, já conquistou medalha internacional este ano e vem voando na modalidade

3 minutos de leitura
Sabe o que é Wrestling? Cuiabá tem um campeão desse esporte rumo às Olimpíadas
(Foto: Reprodução CBW.org)

Wrestling difícil de falar e de escrever. Talvez, por isso, você conheça esse esporte pelo nome “popular”: luta livre ou luta greco-romana. E, sim, Cuiabá tem um campeão, com uma medalha fresquinha no peito, literalmente lutando para estar nas Olimpíadas de 2024, em Paris.

Igor Queiroz, 22 anos, cuiabano do Tijucal, já está classificado para o campeonato pan-americano da modalidade. Em maio, ele estará em Buenos Aires, na Argentina, mas já tem medalha internacional conquistada neste ano. Ela veio no último domingo (2), quando Igor venceu o finlandês Aapo Viitala, em um campeonato na Estônia.

De 4 lutas, Igor venceu 3. A performance lhe rendeu a medalha de prata. Mas não só isso.

“Foi uma competição para dar rodagem e crucial para preparação no Pan-Americano”, ele disse. “Conquistar uma medalha em um torneio europeu é sempre importante para mostrar que o Brasil está cada dia mais forte e lutando de igual para igual contra países tradicionais no esporte”, completou.

Mas, afinal, o que é Wrestling?

Wrestling envolve técnicas de luta corpo-a-corpo. Os lutadores tentam ganhar vantagem do oponente e derrubá-lo no chão ou imobilizá-lo. A luta ocorre em uma área circular e as disputas podem ser individuais ou em equipes.

Se você está se perguntando se o nome popular é luta livre ou luta greco-romana, a resposta é: as duas coisas. Na verdade, esses são estilos diferentes do Wrestling. Igor Queiroz luta o estilo greco-romano, na categoria 97 kg.

E, sim, as lutas livres para entretenimento, em que os lutadores se vestiam como personagens, foram inspiradas nesse esporte.

Desde sempre nas Olimpíadas

Nunca assistiu às disputas de Wrestling nas Olimpíadas? Pois saiba que, junto com a maratona, essa é uma das modalidade mais antigas dos Jogos Olímpicos. Há registros desde 704 a.C, na Grécia Antiga.

Na atualidade, o Irã e a Turquia são países onde o Wrestling é bastante popular. Os dois países têm uma longa tradição no estilo greco-romano e são considerados potências mundiais no estilo livre. Ambos têm uma grande base de fãs e, claro, muitos atletas de alto nível.

Outro país forte em campeões dessa modalidade é a Rússia. E, nos Estados Unidos, esse tipo de luta é especialmente popular no nível universitário e de escolas secundárias. Você já deve ter visto algum filme estilo “sessão da tarde”.

Wrestling no Brasil

Bem, no Brasil o esporte não é assim tão conhecido. Caso contrário, você não estaria lendo esse texto. Mas Igor Queiroz não é o único nome que promete fazer você se interessar um pouquinho mais por esse tipo de luta.

O Brasil já participou de várias edições das Olimpíadas nessa modalidade. Nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, tivemos nossa primeira vitória com Davi Albino, na categoria até 98kg.

Mas o feito mais relevante, até agora, foi de Aline Silva que conquistou uma medalha de bronze no Campeonato Mundial de Wrestling em Paris, na categoria até 75kg. Ela subiu no pódio também em 2016, tornando-se a primeira mulher brasileira a conseguir fazer isso na modalidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes