Cuiabá

TCE pede que o governo assuma o controle administrativo do HMC

Conselheiro Sérgio Ricardo diz que a prefeitura não tem condições de continuar no comando

2 minutos de leitura
TCE pede que o governo assuma o controle administrativo do HMC
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) conselheiro Sérgio Ricardo pediu para o estado assumir o controle do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Ele disse que a prefeitura não tem condições financeiras de continuar na administração. 

“A prefeitura não tem condições de tocar o HMC e o Hospital São Benedito do jeito que tem que ser feito. Hoje, a demanda é muito maior do que a capacidade de atender. É uma questão urgente”, disse. 

O pedido foi feito ontem (3) na entrega das contas de gestão de 2023, diretamente ao governador Mauro Mendes. Mendes disse que analisará a sugestão, mas ressaltou que nos últimos 8 anos o orçamento da prefeitura cresceu 100%. 

“Em 2017, eram R$ 2 bilhões, para este ano estão previstos R$ 4,2 bilhões, ou seja, o orçamento mais que dobrou e a prefeitura não tem dinheiro para aplicar no hospital. Vamos analisar com cuidado o pedido, mas a prefeitura tem que fazer a parte dela”, disse. 

O HMC é o maior hospital público de Cuiabá, com mais de 200 leitos e o setor de pronto-socorro. Também é o segundo hospital vinculado à prefeitura com pedido de transferência para o estado desde o fim da intervenção, em dezembro. 

O Ministério Público negocia desde o começo do ano com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) a transferência do contrato do Hospital do Câncer (HCan). O HCan é uma unidade filantrópica, que atende pacientes do SUS por meio de convênio com a prefeitura. 

O dinheiro é transferido pelo estado e pela União ao município, responsável pelos pagamentos. Mas as dívidas se acumulam desde 2017. O MP tentar excluir a prefeitura como intermediadora dos acordos e passá-los diretamente ao estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes