Cidades

Taques diz que, sem reforma da previdência, não terá como pagar salários em 3 anos

2 minutos de leitura
Taques diz que, sem reforma da previdência, não terá como pagar salários em 3 anos

Ednilson Aguiar/O Livre

Governador Pedro Taques

O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que precisa realizar a reforma da Previdência para garantir o pagamento dos salários dos servidores de Mato Grosso no médio prazo. Ele deve encaminhar ao conselho do MT Prev uma nova proposta para aumentar a alíquota de contribuição dos servidores, que atualmente é de 11%. Se o conselho aprovar a proposta, o governador poderá enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa.

“Os servidores de carreira já estão sabendo que, daqui a três anos, Mato Grosso não terá condições de pagar salários se não houver uma reforma da Previdência”, afirmou Taques nesta segunda-feira (12), durante o fórum Gazeta Agro. “E o Banco Mundial tem interesse de nos ajudar nesta reforma. Por isso, vamos discutir no conselho da Previdência. Eu só posso apresentar o projeto se houver concordância do conselho da Previdência”, completou.

O governo tem interesse em vender ao Banco Mundial a dívida dolarizada do Estado. Para isso, o banco impôs uma série de condições, entre elas, frear as despesas com folha de pagamento. Um dos problemas do Estado está justamente no déficit financeiro da previdência, deve ultrapassar R$ 1 bilhão neste ano.

“Para que o Banco Mundial compre a dívida de Mato Grosso e abra novas operações de crédito, precisamos tratar da previdência. Os maiores interessados na questão da previdência são os servidores públicos”, afirmou Taques.

No início de 2017, Taques apresentou ao conselho do MT Prev a proposta de aumentar a contribuição de 11% para 14%. O aumento não chegou a ser analisado no conselho, porque não havia um estudo de impacto financeiro da mudança.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes