Política

Sou contra a legalização da maconha, diz o governador Mauro Mendes

Governador diz que a experiência brasileira com a droga é parâmetro para a posição contrária à descriminalização

1 minuto de leitura
Sou contra a legalização da maconha, diz o governador Mauro Mendes
(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

O governador Mauro Mendes disse ser contra a legalização do uso da maconha. Sem comentários sobre o impacto da eventual decisão, Mauro disse que a experiência o coloca contra a liberação da droga.

“Embora não tenha muita profundidade nesse assunto, eu, superficialmente conhecendo as várias experiências que temos no país, sou contra esse tipo de legalização”, afirmou.

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na semana passada o julgamento de processo em trâmite desde 2015. O processo em análise é para a liberação de uso pessoal da maconha. Até o momento, 4 ministros votaram a favor – Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.

Nos últimos anos, Mauro Mendes tem criticado a flexibilidade das leis brasileiras para o combate à criminalidade. Segundo ele, o comportamento sem energia de políticos e outros agentes públicos, responsáveis pela legislação, contribuem para a expansão de facções criminosas, por exemplo.

A crítica mais recente foi feita no mês passado, durante a entrega de armas de calibre pesado para policiais de Mato Grosso. O governador disse na ocasião que o armamento tem efeito imediato, mas temporário, e não resolverá a criminalidade a longo prazo.

Mauro não disse se vê algum impacto da descriminalização da maconha nesse cenário. O julgamento do STF foi suspenso por pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Não há data marcada para a retomada do julgamento.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
2
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes