Principal

Soja de MT tem demanda recorde para o primeiro semestre

2 minutos de leitura
Soja de MT tem demanda recorde para o primeiro semestre

Ednilson Aguiar/O Livre

Soja Pará

 

O mercado da soja em Mato Grosso registrou demanda recorde nos cinco primeiros meses de 2017. A quantidade de grãos exportados até maio é a maior já registrada para o período, chegando a 11,47 milhões de toneladas. Em relação ao consumo interno, o número também bateu recorde 3,88 milhões de toneladas.

Se somadas a quantidade já exportada e esmagada da oleaginosa neste ano em Mato Grosso e o volume comercializado até maio, nota-se que 72,8% das vendas da safra foram concluídas, sendo este o maior índice registrado nas últimas três safras.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), desde a safra passada existe uma tendência em que a demanda pela soja passe a se concentrar no primeiro semestre do ano, diferente do que vinha ocorrendo nos ciclos passados.

O que pautou o aumento desse índice, além da grande demanda, foram as baixas vendas da safra 16/17 que registrou os menores níveis da série histórica do Imea, iniciada em 2008.

Preço – No último informe o preço da soja em grão em Mato Grosso apresentou média semanal de R$53,58 a saca, desvalorização de 1,25%, devido a retração da CBOT, principalmente. Já os contratos para março de 2018, na CBOT encerrou a última semana com queda de 2,52% e média de US$ 9,19/bushel.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes