Principal

Sintep contesta edital de concurso da Educação e pede alterações

3 minutos de leitura
Sintep contesta edital de concurso da Educação e pede alterações

Ednilson Aguiar/O Livre

Escola Estadual Dr. Hélio Palma de Arruda

Aula na Escola Estadual Dr. Hélio Palma de Arruda, em Cuiabá

 

O Sindicado dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) contesta o edital do concurso público da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), divulgado na quarta-feira (4), e prepara um relatório para que a instituição faça alterações. O documento deve ser encaminhado na próxima segunda-feira (10).

Conforme o edital, a seleção dos candidatos será feita em quatro etapas: prova escrita, prova dissertativa, avaliação didática e avaliação de títulos.

Um dos pontos questionados pelo sindicato diz respeito ao caráter eliminatório da avaliação didática – que consiste em aula expositiva sob análise de uma banca. “A preocupação é de o candidato ficar refém da subjetividade de quem o está avaliando”, argumentou o presidente do Sintep, Henrique Lopes.

A proposta do sindicato é de que a avaliação didática seja levada em consideração durante o período de estágio probatório, para minimizar o risco de possíveis questionamentos quanto à lisura do processo.

“O trabalhador, ao ser aprovado no concurso público, tem até três anos para comprovar sua aptidão ao trabalho. Portanto, essa etapa pode tranquilamente ser remetida para depois”, defendeu o sindicalista.

Alterações
O conteúdo programático também foi alvo de reclamações por parte do sindicato, pela alegada desarmonia de temas com determinadas áreas. “Para professor de língua portuguesa é cobrado conhecimento de lógica, matemática. Em história, é exigido saber de assuntos do Espírito Santo. Essas inconsistências precisam ser corrigidas”, exemplificou Henrique.

Ele pontuou que a postura do sindicato não corresponde a uma implicância com o governo do Estado, mas à busca pela garantia de que o certame flua sem transtornos. “Nós [os profissionais da educação] somos a parte mais interessada na realização do concurso. Que todos estudem muito para que consigam gabaritar a prova”, orientou.

Por meio da assessoria, a Seduc ressaltou que o Sintep acompanhou a elaboração do edital, pela comissão formada entre representantes da secretaria e do sindicato.

A secretaria também enfatizou que havia identificado alguns problemas no conteúdo programático e que já publicaria uma errata no Diário Oficial do Estado, porém, irá aguardar o relatório do Sintep para avaliar quais as correções a serem feitas. A Seduc reiterou, ainda, que as alterações não afetarão o andamento do concurso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes