Sinop Energia alerta para a pesca e a navegação segura no entorno da UHE Sinop

O respeito à sinalização próxima à barragem da usina é fundamental para evitar acidentes

Para assegurar o bem-estar de pescadores e atividades de lazer nas proximidades da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, a Sinop Energia, empresa que administra o empreendimento localizado no rio Teles Pires, adota uma série de cuidados. Entre as medidas de segurança estão placas de sinalização e uma boia que determina o limite de aproximação da barragem. O alerta se torna ainda mais importante em meio a registros recentes de presença indevida em área de risco para a prática de pesca.

O acesso de pessoas fora da zona de segurança e próxima à barragem de uma usina hidrelétrica é arriscado e pode causar acidentes fatais. Para evitar tais ocorrências, a Sinop Energia conta com sinalização náutica e placas de orientação, bem como um equipamento flutuante de cor amarela que determina o limite de proximidade. Além disso, a empresa também realiza o monitoramento constante no entorno da UHE Sinop.

Diretor-presidente da Sinop Energia, Ricardo Padilha reforça a importância da conscientização coletiva e que o bem-estar das pessoas que utilizam o rio Teles Pires deve vir em primeiro lugar. “Para operar a usina, nossos funcionários seguem rígidos protocolos de segurança e uso de Equipamentos de Proteção Individual. Nos preocupamos com os pescadores e demais práticas recreativas no entorno da usina. Para preservar a saúde das pessoas durante atividades pesqueiras e de lazer, é fundamental que todos estejam atentos à sinalização e a área de risco demarcada”, afirma Padilha.

A entrada de embarcações e pessoas após o limite de segurança da UHE Sinop não é permitida segundo a Lei Estadual n 9.096/2009, que proíbe a pesca e atividades de recreação dentro do limite de, no mínimo, 200 metros acima ou abaixo da base de barragens no Mato Grosso.

“A Sinop Energia realiza a fiscalização diurna e noturna, por meio de câmeras que captam imagens ao longo do dia para vigilância patrimonial e de segurança. O equipamento também permite identificar as embarcações que ultrapassam as áreas de risco. As imagens são usadas para registro do acesso proibido e perigoso, e enviadas à Policia Civil, em virtude do descumprimento de lei ambiental e invasão. Logo, a nossa a recomendação é manter-se seguro e dentro da lei”, conclui Ricardo Padilha.

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTelegram suspende maior canal conservador do Brasil
Próximo artigoMP denuncia e requer prisão de motorista que matou duas pessoas em VG