Principal

Senador de MT fez emendas que beneficiam sua própria empresa

2 minutos de leitura
Senador de MT fez emendas que beneficiam sua própria empresa

Ednilson Aguiar/O Livre

 Senador Cidinho Santos

Senador Cidinho Santos: sua empresa, União Avícola Agroindustrial, poderia acessar o chamado Refis do Funrural

O senador Cidinho Santos (PR-MT) fez emendas a um projeto que podem favorecer uma empresa da qual ele é sócio. As medidas editadas pelo senador podem beneficiar a União Avícola Agroindustrial com o chamado Refis do Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural). As informações foram trazidas pelo portal UOL nesta quarta-feira (08).

Cidinho enviou cinco emendas ao texto original. Em pelo menos duas delas, sua empresa seria beneficiada. O senador sugeriu perdão de 100% nas multas de mora, encargos e honorários advocatícios dos produtores rurais “pessoa física” e de empresas que compram produção rural de outras companhias, como é o caso da União. O projeto enviado pelo presidente Michel Temer (PMDB) previa o perdão de 25% destes itens.

Outra proposta do senador mato-grossense foi a que vinculou o pagamento das dívidas às receitas de empresas que trabalham com a compra de produção rural. A emenda foi incluída no texto aprovado pela Comissão Mista que cuida do tema no Congresso.

O projeto original previa que a empresa deveria pagar uma entrada e o restante da dívida poderia ser parcelado em até 176 vezes. A emenda de Cidinho manteve o prazo, mas o valor das prestações não ficou vinculado ao total da dívida, e sim à receita bruta da empresa no ano anterior.

A Medida Provisória (MP) 793 foi enviada pelo presidente ao Congresso em julho e foi vista como uma medida para agradar a bancada ruralista, da qual Cidinho faz parte. À época, Temer precisava de apoio para escapar da primeira denúncia de corrupção passiva feita contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A medida já passou pela comissão, mas ainda precisa ser aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente.

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) confirmou que a União Avícola Agroindustrial constava como devedora até 30 de outubro, quando parcelou sua dívida com o Governo Federal.

O senador negou ter legislado em causa própria. Cidinho afirmou ao UOL que sua empresa não possuía débitos com o Funrural, apenas dívidas previdenciárias, e que fez as emendas com o objetivo de não inviabilizar o trabalho dos produtores rurais no país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes