Cidades

Sema diz que monitora novos dados sobre desmate na proporção do caso de Barão de Melgaço

Secretária Mauren Lazaretti disse que infratores estão diversificando condutas e elevaram crimes a nova escala

1 minuto de leitura
Sema diz que monitora novos dados sobre desmate na proporção do caso de Barão de Melgaço
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

A secretária de Meio Ambiente Mauren Lazaretti disse que os dados de outros fazendeiros de Mato Grosso estão sendo analisados por suspeita de crimes ambientais, na proporção do caso de Barão de Melgaço (102 km de Cuiabá). 

Segundo ela, os dados indicam novas ações de desmatamento ilegal, que vêm sendo adotadas para burlar a legislação ambiental e fiscalização da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) nos últimos anos. 

“Nós já estamos monitorando e criando novos tipos de procedimento para lidar com essas infrações, os infratores estão diversificando as condutas, inclusive passando pela aquisição de uma grande monta de agroquímicos. O governo está se preparando para monitorar situações específicas no satélite e cruzar com outros dados”, disse. 

LEIA TAMBÉM

Reportagem do programa Fantástico, veiculada no último domingo (14), denunciou o desmate de 80 mil hectares por um fazendeiro em Barão de Melgaço. Ele teria usado 25 tipos diferentes de agroquímicos para eliminar a vegetação nativa, ao longo de 2 anos. Alguns seriam de alta intoxicação, com o agente laranja, usado em guerra. 

“É a maior infração dectada em Mato Grosso, foram meses de trabalho, que culminaram em mais uma decisão de retirar a administração do imóvel [do proprietário]. Espero que ele seja condenado pela Justiça para servir de efeito pedagógico”, afirmou a secretária. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes