Principal

Sefaz não confirma escalonar folha, mas vê situação “complicada”

2 minutos de leitura
Sefaz não confirma escalonar folha, mas vê situação “complicada”

Gcom

Palácio Paiaguás

 Fachada do Palácio Paiaguás, sede do governo estadual

A oito dias do limite estabelecido pela Constituição, o governo do Estado ainda não tem dinheiro em caixa para pagar toda a folha salarial do mês de maio aos 90 mil servidores públicos do Estado. A folha de pagamento de maio, por exemplo, foi de R$ 426,9 milhões.

Embora não confirme os rumores de um novo escalonamento, a Secretaria de Fazenda admitiu, por meio de sua assessoria, que a situação é “complicada” e que conta com a arrecadação dos próximos dias para manter o atual cronograma de pagamentos.

Além da queda na arrecadação de impostos, contribui para a incerteza o recente remanejamento de R$ 70 milhões que, antes reservados ao pagamento do funcionalismo, foram utilizados para quitar débitos na área de Saúde. 

“Passamos ao Tesouro os recursos do pagamento da folha. Determinei a retirada desses recursos para quitar a saúde”

A decisão foi anunciada pelo governador Pedro Taques na sexta-feira passada. “Passamos ao Tesouro os recursos do pagamento da folha. Determinei a retirada desses recursos para quitar a saúde”, disse, à ocasião.

Taques também afirmou que “trabalharia muito” para saldar o “compromisso com os servidores”, mas preferiu não garantir o pagamento da folha no prazo regular. “Eu não vou jantar antes de almoçar”, reagiu.

Em 2016, o governo chegou a adotar uma política de escalonamento para quitar os salários do funcionalismo, mas nunca ultrapassou a data limite constitucional. 

O secretário de Fazenda, Gustavo de Oliveira, atribuiu o remanejamento de recursos à falta de “repasses federais”. “O Estado tem que tirar do Tesouro recursos para cobrir a saúde que vinham de fontes federais”, disse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes